source
assange
Wikimedia Commons
Assange é herói da liberdade de expressão, diz Lula em carta no The Guardian

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nesta segunda-feira (21), uma carta no jornal britânico The Guardian, em que defende a não extradição de Julian Assange, fundador do  WikiLeaks, para os Estados Unidos.

Segundo Lula, "todos sabem de onde vem a sede de vingança do governo dos Estados Unidos contra Assange". Na carta, o ex-presidente também afirma também que o Brasil tem uma dívida com Assange, devido ao seu trabalho no Wikileaks.

"Foi lendo os documentos secretos divulgados por Assange que os brasileiros souberam das relações promíscuas entre o então ministro das Relações Exteriores de Temer, José Serra, e altos dirigentes das gigantes petroleiras norte-americanas Exxon Mobil e Chevron - entre eles Rex Tillerson, CEO da Exxon, nomeado secretário de Estado por Donald Trump."

Lula ainda afirmou que a justiça americana está processando pela primeira um jornalista, o acusando de espionagem.

"O mundo sabe, porém, que Julian Assange jamais espionou os Estados Unidos. O que ele fez foi tornar públicos documentos que recebeu da soldado Chelsea Manning, analista de inteligência do Exército, função que exercera no Iraque e no Afeganistão. Chelsea foi julgada, condenada a sete anos de prisão e já está em liberdade", diz.

E completou: "É falsa e perigosa a afirmação inventada pela administração Trump para justificar o processo - a de que Assange tentou ajudar Manning a hackear os computadores do governo".

O ex-presidente também comparou o caso ao que aconteceu no Brasil, quando Bolsonaro tentou processar o jornalista Gleen Grennwald. Ele disse que o jornalista do site "The intercept" expôs os escândalos que levaram à sua prisão injusta.

"Quando Bolsonaro tentou processar o jornalista americano Glenn Greenwald, no início deste ano, por expor a corrupção que levou à minha prisão injusta e ilegal, o governo brasileiro copiou esta nova e perigosa teoria usada pelo governo dos EUA contra Assange".



Últimas Notícias