source
Fortes chuvas castigam a cidade de Itaperuna arrow-options
reprodução / Twitter
Fortes chuvas castigam a cidade de Itaperuna

Cerca de 9 mil pessoas estão desalojadas na cidade de Itaperuna devido às fortes chuvas que assolam as regiões Norte e Noroeste do estado do Rio nos últimos dias. O número de desalojados corresponde a quase 10% da população local. Não há, no entanto, registro de pessoas desaparecidas ou feridas gravemente até o momento. Segundo a Defesa Civil da cidade, 11 famílias estão desabrigadas e estão recebendo o apoio da prefeitura.

Leia também: Mortes em decorrência das chuvas em Belo Horizonte e região chegam a 14

- O nível do Rio Muriaé subiu bastante na madrugada de sexta para sábado. Já está em quase 6 metros. Enviamos um alerta vermelho para a população na sexta-feira. É muita água. Nossa previsão é de que a água continue subindo até a noite de domingo. Todo o equipamento da prefeitura está à disposição no momento. Criamos um gabinete de crise na semana passada, já vinhamos monitorando e traçando metas. Preparamos as escolas para abrigar as pessoas, com assistente sociais e psicólogos - diz Franciney Luiz de França, secretário da Defesa Civil de Itaperuna.

A situação das chuvas também preocupa municípios vizinhos. Segundo a Rádio Itaperuna, a cidade de Bom Jesus de Itabapoana já contabiliza 22 famílias desabrigadas até o momento. Em Porciúncula, a Cedae teve de interromper temporariamente o funcionamento da estação de tratamento de água da cidade devido nível elevado de água do Rio Carangola. Os municípios de Italva, Laje do Muriaé, Natividade e Cardoso Moreira também estão afetados por conta das chuvas.

CHUVAS EM MINAS GERAIS


As chuvas em Minas Gerais já deixaram ao menos 14 mortos no estado. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, 16 pessoas estão desaparecidas. Ao todo, 2.590 pessoas estão desalojadas e 911 estão desabrigadas. Trinta e seis cidades foram afetadas em todo o estado.


Últimas Notícias