O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou nesta segunda-feira resolução que reduz exigências para obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e simplificou processo conduzir ciclomotores, as chamas cinquentinhas. As medidas valem daqui a 90 dias.

Durante um ano, a partir de setembro, a Autorização para COnbduzir Ciclomotores poderá ser feita sem necessidade de aulas antes. O candidato só vai ´precisar de aulas práticas se for reprovado nos exames teórico ou prático.

Após esse período, será reduzida a carga horária no processo para obter a ACC. Hoje são previstas 20 horas/aula práticas e o número vai cair para 5 horas de aulas práticas, uma delas noturna.

A mudança permite ainda que os candidatos usem o próprio ciclomotor para fazer o exame, desde que o veículo tenha no máximo cinco anos de uso.

SIMULADOR

A portaria ainda torna facultativo o uso do simulador de direção para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. ALém disso, reduz número de aulas para CNH B, a autorização básica para conduzir veículos. O número cai de 25 para 20 horas-aula (h/aula) práticas nas autoescolas. Para categoria A, de motos, serão necessárias pelo menos 15 h/aula. Em ambos casos, pelo menos 1h/aula terá de ser feita no período noturno.