Graziela Costa, diretora de penitenciária feminina de Pirajuí, durante treinamento - Divulgação

Diretores de unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) participaram de um treinamento de manuseio de armas e técnicas de tiro, promovido em Bauru.

Segundo a secretaria de Administração Penitenciária, o 1º Workshop de Material Bélico tem o objetivo de melhorar e aperfeiçoar os procedimentos de segurança nos presídios, como, por exemplo, o armazenamento e transporte adequados do armamento.

Promovido pela Escola de Administração Penitenciária (EAP) “Dr. Luiz Camargo Wolfmann”, o curso abordou os fundamentos básicos de tiro, como posicionamento da arma, empunhadura, respiração, visada (técnica usada para orientar o equipamento em direção ao alvo e acionar o gatilho sem alterar essa orientação) e acionamento correto do gatilho.

Com auxílio de cinco instrutores da EAP, os alunos também aprenderam as principais regras de segurança, como conduta em estande, acidentes de tiros, entre outras.

O treinamento foi realizado com vários modelos de armamento, como revólver calibre 38, pistolas e carabina ponto 40, além de espingarda calibre 12.

“É dever do diretor de presídio conhecer tudo o que for relacionado ao material bélico utilizado na unidade prisional, porque é ele quem orienta os centros de escolta e fiscaliza as atividades desenvolvidas. O curso proporciona condições favoráveis para essa orientação e fiscalização”, justifica o diretor do Graevp, Olavo Rocha.

Ele destaca que a iniciativa de promover o workshop leva em consideração, ainda, a importância da guarda e transporte adequados das armas nas unidades, além dos procedimentos de segurança necessários para manuseio delas no dia a dia.

“O objetivo é justamente apresentar o material bélico, seu funcionamento e emprego. Por fim, expor as noções de legislação de armas e munições vigentes”, destaca Rocha.