Terminou nesta quinta-feira uma operação especial da prefeitura de Ribeirão Preto para recolher lixo e entulho acumulado uma residência da cidade, com volume de material suficiente para encher dez caminhões. Na residência habitam uma idosa e seu filho e o caso está sendo tratado pelo Comitê Intersecretarial de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação, criado pela Prefeitura de Ribeirão Preto no final de agosto.

O material envolve lixo, entulho, garrafas, latas, roupas, móveis quebrados e outros objetos sem nenhuma serventia. Além da ação de limpeza, os moradores também receberam auxílio da Assistência Social e a idosa, que já passa por atendimento na rede pública de saúde, terá seu tratamento intensificado.

Entre o material recolhido estão objetos de uso pessoal da mulher e o filho, que serão ressarcidos com doações.

“Solicitamos à população que colabore com a doação de móveis, eletrodomésticos, utensílios de casa e telhas Eternit, porque tudo aqui precisou ser descartado. Não havia mais condições de uso. Os doadores podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone 3625-7194”, informa Kelly Cristina da Silva, coordenadora do Comitê Intersecretarial.

Esta é a segunda ação de limpeza promovida. A primeira ocorreu no bairro Campos Elíseos, na rua Buarque, no dia 7 de novembro, de onde também foi retirada uma grande quantidade de material acumulado, porém, na maior parte, reciclável.

S
egundo a coordenadora do Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação, Kelly Cristina da Silva, a moradora sofre com Síndrome de Diógenes, que a levou a acumular lixo em casa há mais de 10 anos. Ela já era atendida pelas secretarias da Saúde e da Assistência Social.

“A casa já havia sido limpa, mas ela teve uma recaída. As equipes de combate à dengue passam com frequência e disseram que a gente precisava agir. Agora, a gente mudou a metodologia, não vai só limpar, mas dar condições de ela se sentir bem na casa”, explicou.



Últimas Notícias