Pelo menos 3.000 devotos de quase 80 paróquias do estado de São Paulo e estados vizinhos participaram, neste domingo, 16, da 34ª edição da Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, evento que acontece no Santuário Sagrado Coração de Jesusde Vera Cruz desde 1939.

O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos, comespecial devoção ao Sagrado Coração de Jesus e sentido de doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja.

A programação da Romaria contou com caminhada, reflexões, missa, momentos de animação e louvor, bênção do Santíssimo e celebração do envio.

Desde as primeiras horas da manhã, os romeiros visitaram o Santuário e puderam conhecer as 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque. 

Doze equipes foram distribuídas em 12 capelas no interior da igreja para explicar o teor de cada uma delas. Uma relíquia de Santa Margarida também ficou exposta para visitação no altar especialmente montado para a missa em frente ao Santuário.

A Santa Missa foi celebrada pelo Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, concelebrada pelos padres Marcos Ortega (pároco e reitor do Santuário de Vera Cruz), Luiz Eduardo Cardoso de Sá, Pe Otávio e Monsenhor Nivaldo Resstel, e acompanhada por vários seminaristas. O ministério de música ficou a cargo do Coral da Comunidade Recado, de Tatuí, que propaga a devoção ao Sagrado Coração.

Além de apresentar as vivências e testemunhos de duas fiéis visitantes que falaram sobre o poder da Fé, Dom Luiz exaltou e agradeceu o trabalho realizado por religiosas e religiosos e convidou os devotos à reflexão sobre a 10ª Promessa do Sagrado Coração de Jesus:

"Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos". Ele fez um paralelo com situações vividas no dia a dia de cada um e falou sobre o exemplo deixado por Jesus para que todos tenham o coração aberto à verdade, ao perdão, ao amor e à justiça.

O Bispo falou também sobre o chamado da Igreja para que todos sejam "sal da terra e luz", sabendo ouvir, tendo tempo para si e para o próximo, e buscando a verdade para a construção de uma vida baseada no amor de Deus. Finalizando, fez uma citação do Papa Francisco

Por ser o padroeiro do Santuário e do município de Vera Cruz, o evento conta com uma história já solidificada e mantida pela paróquia e comunidade.