A ACC (Associação de Combate ao Câncer) reforçou nesta quinta-feira as campanhas por doações de sangue ao Hemocentro de Marília com um pedido de apoio para um paciente em tratamento que recebe apoio da instituição.

O pedido alerta para os tipos A negativo ou O negativo. As doações para esta ação podem ser feitas em nome de Luciano da Silva Serafim.

Mas a necessidade do Hemocentro vai muito além. Entre oito tipos de sangue usados no serviço, cinco estão com os estoques abaixo do índice mínimo de segurança.



Para doar é preciso ter idade de 16 até 69 anos (adolescentes de 16 e 17 devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal); estar com boa saúde (existem impeditivos temporários e permanentes que são orientados durante a triagem no ato da doação).

O Hemocentro funciona de segunda a sábado, às 7h às 13h. Mais informações ou agendamento de doação pelo telefone (14) 3402-1851.

A assistente social Lucimara Faustino Custódio explica que o ideal é criar uma regularidade de doações. Homens podem doar com intervalos de 60 dias e até quatro vezes em 12 meses. Mulheres podem fazer doações com intervalos de 90 dias com três doações em 12 meses.

“O Hemocentro mantém o apelo para que as pessoas compareçam porque as demandas não param, são casos como este divulgado pela ACC em situações de tratamento, em que o uso do sangue é como um remédio que exige repetição, além de cirurgias, acidentes e outras intercorrências”, disse a assistente social.

Saiba mais sobre o serviço e uso do sangue:

- Doação
Pode ser feita com agendamento ou no horário de atendimento. O doador passa por uma rápida entrevista e recebe um lanche após a doação. Todos os protocolos de higiene e prevenção são adotados

- Validade
As bolsas coletadas ficam armazenadas por até 42 dias, mas com os baixos índices de estoque não há situação de perda de bolsas. Plaquetas doadas ficam armazenadas por cinco dias.

- Uso das doações
Cada bolsa coletada pode passar por até 24h de espera até uso em função de testes se sorologia e uso do sangue. Assim, não há aproveitamento imediato das bolsas e a cada campanha é importante repor os estoques.

- Uso das bolsas
O Hemocentro identifica situações em que até nove bolsas precisam ser usadas em um atendimento. Na maioria dos casos os pacientes usam bolsas de diferentes doadores, mesma situação que acontece com as plaquetas.



Últimas Notícias