Giro Marília -Acidentes com escorpiões ,mantém alta em Marília; tempo e sujeira ajudam

Marília atingiu até o dia 20 de abril 57 casos oficiais de acidentes com escorpiões em bairros da cidade. O número é maior que o total de casos no período em 2023 – foram 51 acidentes até 22 de abril daquele ano – e não chegou isolado.

O ano que começou com problemas de mato alto e sujeira na cidade já tem a epidemia de dengue e mais casos de acidentes com aranhas e serpentes.

O problema é uma combinação de fatores: calor, chuva, lixo e mato alto que criam abrigo e criadouro dos mosquitos também incentivam a atração de animais peçonhentos em busca de abrigo e alimentação.


Em 27 de janeiro a cidade contava nove casos de acidentes com escorpiões. No dia 24 de fevereiro o número mais que triplicou e foi a 28 registros. Em 20 de março aumento de 50% e chegou a 43 casos.

O relatório da Secretaria Municipal de Saúde não indica detalhes dos casos por bairro ou faixa etária da população. Além dos acidentes com escorpiões, mostra 12 casos com aranhas – foram dez em 2023 – e quatro com serpentes – apenas um no mesmo período de ano passado

Não há óbitos vinculados a estes acidentes e nem relatos de casos mais graves ou de atendimento prolongado.

As orientações de prevenção seguem as mesmas e envolvem participação da comunidade e do poder público: -.

Envolve Manter os jardins, garagens e depósitos limpos. Ajuste ou recoloque as telas nos ralos de chão, pias e tanques. Mantenha terrenos roçados e afaste os berços e camas das paredes. Vede frestas nas paredes e no chão.


Últimas Notícias