A reabertura do comércio em Marília neste segunda-feira (1) teve filas nas calçadas em frente a algumas lojas de grandes redes, respeito ao horário na maioria dos corredores comerciais e camelódromo.

Algumas poucas portas abertas em setores não essenciais, como lojas de roupas ou material de escritório, acompanharam serviços que já eram autorizados, como empresas de material de construção e oficinas.

Segundo a prefeitura, a equipe toda de fiscais de posturas estão nos corredores comerciais para acompanhar cumprimento das regras gerais de flexibilização. Houve vistoria durante a reabertura do camelódromo, que terá turnos de abertura para controle de distanciamento e ocupação. A equipe envolve 15 fiscais.

A administração informa ainda que a Vigilância Sanitária também está com equipes nas ruas para acompanhar cumprimento de regras de higienização e prevenção. O comércio em geral só pode atender 20% de sua capacidade de público e organizar medidas de prevenção, exigência de máscaras, distaciamento e uso de álcool em gel.

A prefeitura intensificou no final de semana a limpeza de ruas e áreas públicas com água sanitária, em medida que envolveu algumas das principais avenidas e corredores de camelôs.

O Terminal Rodoviário Urbano foi reaberto com restrições ao público e pouco antes das 10h tinha baixo movimento e circulação de ônibus em diversas linhas.

O final de semana mostrou grande movimentação de pessoas em áreas como a região da avenida Cascata e a pista da avenida das Esmeraldas. O índice de isolamento social no domingo só deve ser divulgado nesta terça. Na sexta-feira a cidade atingiu 40% de isolamento social.

Uma pixação em muro da 9 de Julho marcou um protesto isolado de um morador com a frase Alonso Assassino, em crítica contra a reabertura. Não houve manifestações organizadas a favor ou contra a medida.

Veja abaixo mais imagens da circulação no centro de Marília nesta segunda