Agentes do GAOC no centro de Marília

Serão retomadas a partir de hoje as multas feitas por agentes municipais para veículos estacionados em locais proibidos e sem a cartela – ou com cartelas vencidas – na área de zona azul no centro de Marília. A multa é de R$ 53,21 e vale três pontos na carteira.

As cartelas devem ser compras com os poucos atendentes da Legião Mirim e em uma série de lojas e pontos de vendas cadastrados, o que significa localizar estes pontos e pequenas caminhadas.

O controle no centro, inclusive com incentivo às atividades da Legião Mirim, foi um dos principais argumentos para aprovar em dezembro do ano passado projeto pra retomar a atividade dos agentes municipais depois de quatro anos sem multas.

Sem a punição o uso das cartelas e respeito à zona azul despencou na cidade, segundo a prefeitura, embora não haja números da queda na venda de cartelas.

O grupo de controle do trânsito tem 24 agentes que além das autuações devem participar em ações de controle e orientação do tráfego e suporte em eventos como manifestações, grandes encontros públicos e situações que envolvam redirecionamento do trânsito.

As multas por agentes municipais seguem trâmite de outras autuações de trânsito: o motorista encontrará no carro uma cópia da autuação e terá prazo para recorrer ou indicar responsável pela autuação para atribuição dos pontos na carteira.

Além dos recursos, os moradores podem procurar a Emdurb, Ouvidoria do Município e o Ministério Público nos casos em que identificarem abusos ou erros dos agentes na punição.