b
Giro Marília -Doreto Campanari recebe Medalha Marília de Dirceu da Câmara

O oftalmologista Osvaldo Doreto Campanari, ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Constituinte com nota 10 do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) vai receber a medalha de Mérito cívico Marília de Dirceu, uma das maiores honrarias concedidas pelo município.

A homenagem aproveita a comemoração dos 30 anos da Constituição, que teve Doreto Campanari como um deputado envolvido em debates, votações polêmicas e representante da cidade no Congresso. O comunicado oficial da homenagem foi feito na tarde desta quarta-feira.

Doreto nasceu em Marília em 1930, filho de João Doreto Campanari e de Maria Luíza Gilioli Doreto. Deixou a cidade para cursar medicina na Universidade Federal do Paraná, onde revelou-se uma liderança estudantil e mostrou a disposição para vida pública que o acompanharia por todos os anos seguintes.

Foi vereador entre as décadas de 50 e 70. EM 1974 e 1978 foi eleito deputado estadual pelo MDB< único partido de oposição autorizado pela ditadura militar.

Pelo partido, percorreu a região com algumas lideranças políticas que fariam história no país, como Ulysses Guimarães, Franco Montoro e Mário Covas.

Como deputado federal, votou a favor da Emenda Dante de Oliveira, que previa o reestabelecimento das eleições diretas para presidente em 1984. Com a derrota da emenda, apoiou e votou no Colégio Eleitoral pela eleição de Tancredo Neves como presidente.

Como constituinte, foi vice-presidente da Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias, e atuou ainda nas comissões de Ordem Social, Questão urbana e Transporte e Ordem Econômica.

O anúncio da homenagem foi acompanhado por dois ex-prefeitos da cidade, Theobaldo de Oliveira Lyrio e Ticiano Toffoli. O médico recebeu a comitiva acompanhado por dois de seus quatro filhos, Osvaldo Doreto Campanari Filho e José Ivan.

A medalha de mérito cívico Marília de Dirceu consistiu numa homenagem apresentada em forma de projeto de Decreto Legislativo pelo vereador Maurício Roberto. A entrega será realizada em sessão solene a ser agendada pela família Campanari.

“A alegria é muito grande em receber esta homenagem da Câmara de Marília, principalmente por participar de uma Constituinte que teve a grande liderança de Ulysses Guimarães, que, na minha opinião, foi o maior, melhor e o mais competente político do Brasil”, disse Doreto.

O anúncio da homenagem foi feito pelo presidente do Legislativo, Wilson Damasceno, e pelos vereadores Maurício Roberto, José Luiz Queiroz e Cícero do Ceasa.


Últimas Notícias