A atualização do Plano São Paulo de Flexibilização de atividades econômicas anunciada nesta sexta-feira pelo governo do Estado manteve Marília na fase laranja e mostrou regressão de Presidente Prudente para a fase vermelha com mais restrições.

A região de Marília apresentou classificação laranja em dois dos critérios de avaliação – ocupação de leitos de UTI e novos óbitos por grupo de cem mil habitantes –, fase amarela para dois critérios – novas internações e novos casos – e verde para número de leitos oferecidos.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, citou a região de Marília para um alerta de atenção e distanciamento por aumento dos critérios que podem provocar regressões.

"Dentro da taxa adequada para ficar na fase Laranja, mas a gente observa um leve crescimento que a região deve se adequar, se mobilizar para que haja distanciamento", disse o secretário.



Além de Prudente, a região de Barretos foi levada para a fase vermelha. Bauru e Araraquara, que já estavam na fase mais restritiva, seguem sem mudanças.

O anúncio voltou a apresentar críticas do governo à gestão em Bauru, onde a prefeita Suéllen Rossim vive momento de enfrentamento com o Estado.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, criticou “negacionismo e descumprimento dos protocolos”. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anunciou previsão de novos leitos em Jaú e Botucatu.

A apresentação incluiu ainda novas regras para cidades na fase amarela, com ampliação do horário para consumo de bebida alcoólica em restaurantes até 22h.

É uma regra com pouco efeito prático, já que mesmo regiões na fase laranja autorizam restaurantes a funcionar em horários diferentes dos limites estaduais.