A Secretaria Municipal de Saúde em Marília publicou nesta sexta-feira a abertura de um chamamento público para contratar instalação de duas casas terapêuticas destinadas a reduzir internações psiquiátricas na cidade.

As casas serão geridas por organizações da sociedade responsáveis pelas contratações, gestão, instalações e atendimento de acordo com os protocolos da saúde.

O objetivo é retirar os pacientes de ambiente hospitalizar e estabelecer condições mais próximas de modelo residencial tradicional. É uma forma de atendimento que já ganha investimento em outras áreas, como na proteção a crianças e adolescentes.

Cada casa deve receber entre oito e dez moradores. A previsão é que a cidade possa ter até dez casas com este padrão de serviços. São casas inseridas na comunidade e providas de toda a estrutura comum a uma residência.

Só no Hospital Espírita de Marília há pelo menos 80 pacientes em condições de atendimentos nos serviços residenciais. Segundo o edital do chamamento, há moradores com até 20 anos de internação.

As casas serão geridas em forma de Entidade Filantrópica, sem fins lucrativos e transferência de recursos financeiros. Os contratos preveem duração de 12 meses, que podem ser renovados.

Entidades interessadas podem apresentar propostas até o dia 5 de agosto. A abertura dos envelopes deve ser feita no dia 6 de agosto.



Últimas Notícias