Acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade de Marília (Unimar) estão sendo convocados pelo Programa “O Brasil Conta Comigo”, idealizado pelo Ministério da Saúde e Educação, e vão atuar com as equipes nas estratégias de enfrentamento ao Coronavírus nas Unidades de Saúde SUS. O trabalho valerá como estágio curricular e será realizado com a supervisão dos médicos, enfermeiros chefes e corpo docente da instituição de Ensino.

De acordo com a Coordenadora do curso de Enfermagem da Unimar, Tereza Laís Menegucci Zutin, integrar as equipes neste momento de pandemia é uma oportunidade única de aprendizagem. “Os acadêmicos que vão participar do Programa do Governo Federal poderão obter um conhecimento ímpar porque este enfrentamento é novo para todos”, destaca.

O Coordenador do curso de Medicina da Unimar, Heron Gonzaga, destaca o desenvolvimento das habilidades que o período trará a estes acadêmicos. “Eu acredito que isso seja muito bom para experiência destes futuros profissionais. Eles estão vivendo a pandemia, algo novo e que trará a eles crescimento pessoal e profissional”, enfatiza.

O Programa “O Brasil Conta Comigo” foi lançado no início de abril. Os acadêmicos do 5º e 6º ano de graduação fizeram a inscrição e participaram de aulas online com estratégias para o enfrentamento à Covid-19. Neste mês de maio às convocações deram início. Os acadêmicos da Unimar estão sendo chamados para atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF).

Ainda segundo Laís, todo o trabalho será supervisionado. “Estes acadêmicos vão atuar com supervisão da equipe hospitalar responsável da Unidade e por nós, da Universidade. Vamos acompanhar seu desenvolvimento, aprendizagem e comprometimento. Ao final, as horas trabalhadas serão contabilizadas no estágio curricular supervisionado, que é obrigatório para a formação acadêmica”, finaliza Laís.

A estudante de Medicina Daniela Giannini está em São Paulo, na UBS Silmarya Rejane Marcolino Souza na região da Brasilândia e conta como está sendo desafiador e emocionante atuar neste momento.

“Primeiramente, por estar na linha de frente de uma doença que pouco se sabe, os pacientes têm sintomas diferentes um do outro, não é tão simples fazer o diagnóstico. Outro ponto é a constante preocupação para não nos contaminarmos ou a nossos familiares. Estou em um lugar totalmente precário, com muitas áreas sem o mínimo de saneamento básico, higiene e moradias sem nenhuma estrutura, o que acarretou no alastramento da doença por aqui. Fizemos campanhas e  arrecadamos suprimentos e máscaras para levar a estas pessoas”, conta.

Ainda segundo Daniela, o período já a transformou. “Não imaginava que na maior cidade do país há lugares tão precário, tudo o que eu vejo e ouço me incentivam a me tornar uma médica mais humana e que se preocupa com o outro nas esferas física, mental, emocional e social. Acredito que essa vivência será inesquecível para mim como pessoa e profissional e após o término dessa pandemia a minha visão do mundo e da minha profissão serão totalmente diferentes. Tive total apoio dos meus professores Dra. Laís Zutin e Dr. Heron Gonzaga, eles me orientaram e me auxiliaram em todas as minhas dúvidas e meus receios. A Universidade me permitiu participar deste estágio sem nenhum prejuízo acadêmico assim como preconizado pelo Ministério da Saúde”, ressalta.

O acadêmico de Enfermagem Leonardo Silva Canales foi chamado para atuação no USF do Jóquei Clube, na zona sul de Marília. Para ele, é uma grande oportunidade fazer parte do projeto que trará grande aprendizado. “Minha expectativa é alta em poder ajudar as pessoas, foi para isso que me cadastrei, pois acredito que não é apenas a doença em si que está fazendo mal, mas todos estão afetados psicologicamente. Sei que estou pronto para contribuir neste momento porque tive ótimas aulas, tanto as teóricas como as práticas. Os professores são excelentes e só tenho a agradecer por todo ensinamento”, diz.

Outros dois futuros enfermeiros foram chamados para atuar na Unidade de Saúde da Família do Jardim Maracá, na zona norte da cidade. Ambos estão felizes por poder contribuir, por meio da profissão que escolheram.

Segundo Eduardo Galdino, mais do que aprender é uma honra poder ajudar neste momento delicado. “Estou muito feliz, porque queria muito ser convocado. Será um importante momento de aprendizado e sei que a bagagem deste período será um diferencial na minha carreira, porque construí uma base muito sólida na Universidade, que tem professores de alta qualidade e infraestrutura diferenciada, e estou preparado para o trabalho”, afirma Eduardo. 

Para Lucas Adeoni Vasconcelos de Lima, a expectativa está alta para iniciar no trabalho e poder dar apoio à população. “Estou muito ansioso para ir a campo e poder colocar em prática tudo que aprendi na graduação para ajudar o próximo. Será um momento que vai me trazer grande crescimento, porque já tenho a bagagem prática grandiosa que a Unimar me proporcionou com o contato, desde o primeiro ano, com estágios e visitas técnicas”, conta Lucas.