A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26) Operação Expurgo Avícola, para cumprimento de seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, com a finalidade de aprofundamento de investigação sobre  corrupção que envolveria um servidor do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na cidade de Bastos.

Elementos colhidos até o momento evidenciaram que um servidor do Ministério estaria prestando informações, assistência e consultoria para proprietários de granjas na região de Bastos com objetivo de burlar fiscalizações e oferecer subsídios da legislação para contestar eventuais autuações impostas.

Em contrapartida, as granjas beneficiadas contratariam o trabalho de consultoria e atividades oferecidas por integrantes da família do servidor.


Além dos mandados judiciais de busca e apreensão, foi determinado, pela Justiça Federal, o afastamento cautelar do servidor de todas as suas funções, inclusive, com bloqueio de senhas e acesso a dados institucionais.

Participaram da operação pelo menos 20 policiais federais. O nome expurgo avícola faz alusão à “ação de expurgar, limpar, retirar as impurezas” e no caso, está relacionado às atividades supostamente irregulares mantidas entre servidor lotado no setor de fiscalização do MAPA e proprietários de empresas de criação de aves.

Os investigados poderão responder, no limite de suas responsabilidades, pelos crimes previstos nos artigos 317 e 333 do Código Penal, sem prejuízo de outras tipificações constatadas no transcurso da investigação.


Últimas Notícias