A quarta edição do Marília Pitch Day, um dos maiores eventos de promoção e apresentação de start ups no país, levou desenvolvedores, investidores e comunidade geral para o Univem na noite desta quinta e revelou projetos de negócios e serviços inovadores com previsão de muito desenvolvimento.

O encontro reuniu projeto de alunos, ex-alunos e desenvolvedores da comunidade em geral e reforçou o protagonismo do Univem no mundo digital.

“O que temos aqui hoje é um miniparque tecnológico. Empresas que nascem de grandes ideias, que apresentam soluções, que impulsionam essa revolução digital. É um caminho sem volta e o Univem está inserido há 20 anos, desde que instalamos a incubadora de empresas e muita gente ainda questionava: por que essa incubadora? Estamos aqui mostrando as razões”, disse o reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares.

O evento teve um recorde de projetos e chegou à apresentação final com 54 selecionados, dos quais 20 foram selecionados para pitchs – apresentação rápida de um projeto de negócio – submetidos para uma banca avaliadora formada por profissionais de diferentes segmentos.

Os outros 34 projetos foram selecionados para divulgação em formato de posters, acompanhados pelos criadores para apresentações e ofertas a investidores.

A premiação para os melhores pitchs garantiu toque final de grandiosidade ao evento. Prêmio em dinheiro de R$ 5.000 para o primeiro colocado além de pacote de benefícios, suporte, consultorias e serviços de apoio aos três primeiros.

O melhor projeto foi o FYP – Find Your Pacer – um aplicativo para incentivo, divulgação e orientação para corridas que ajuda a encontrar parceiros, provas e informações ferais do esporte.

O Bovivet, desenvolvido no Univem e que já havia sido apresentado na Roda de Negócios produzidos por alunos em outubro deste ano, ficou com o segundo lugar com projeto de aplicativo para orientação para reprodução e melhoria genética em rebanhos, com foco no agronegócio.

O Inclure, outro projeto de Marília, levou o terceiro lugar com proposta de incentivo a ações e organização de atividades em responsabilidade social, empoderamento, inclusão e impacto social.

O pró-reitor de Inovação do Univem, Elvis Fusco, destacou que o evento é resultado de um ecossistema de inovação que o Univem criou e que começou há 20 anos. Com a criação do Citec e do Innovaspace Coworking potencializou e mostrou aos jovens que se eles tiverem boas ideias e esforço vão encontrar nos nossos ambientes suporte para tirar a ideia do papel.

"Esse evento é o momento do ano em que eles tem a oportunidade de apresentador a investidores, incentivadores, que vem a Marília conhecer.
A gente acompanha outras cidades e não seguem tamanho de Marília. E o melhor disso, a qualidade dos projetos, você vai ver aqui hoje muitos negócios que vão estar no mercado."

Segundo Elvis Fusco, é um mercado que não tem volta. A sociedade se tornou digital, em todas as áreas, qualquer profissional que queira estar na vanguarda precisa inserir sua estratégia na informação digital.

Professora de Marketing e uma das organizadoras do Encontro de Negócios, Roberta Brondani ajudou na organização do Pitch Day e destacou o ambiente de empreendedorismo no Univem.

“É um evento que ganha dimensão a cada ano, cresce em número de inscritos e em qualidade de projetos. Mais uma maneira de os alunos verem seus projetos que começam no terceiro ano da graduação saírem do papel e se tornarem negócios, empreendimentos reais”, disse a professora.

Alunos do Univem, Bruno Henrique Rosa, 22, e Barbara Caroline Rosa de Almeida, 20 anos, levaram um projeto de segurança e adaptação às novas regras de proteção de dados. E elogiaram a experiência.

“É bem gratificante, a gente vê que a ideia toma outra proporção, espero que a gente consiga desenvolve”, disse Bruno. “Não é uma coisa que se vê todo dia, dizerem que a gente vai expor nosso projeto. Tem tomado uma proporção muito grande e vem com tema inovador para quem cuida de dados sensíveis, explicou Barbara.

Vanessa Pivato, 34, professora da Etec Marília, e Jaqueline Magalhaes, 28, aluna na instituição, levaram um projeto de compras de grãos a granel, com pedidos online, delivery e cenário de compra sustentável.

“É um nicho de mercado que existia antigamente e volta com roupagem digital”, explica Vanessa. “Hoje todos nós temos a vida corrida. O projeto vem para facilitar, você compra de onde estiver e retirar quando puder pelo drivethru”, explica Jaqueline

“Foi bastante interessante, empreendedorismo na região está muito forte e me senti maravilhado por esta oportunidade que Marília proporciona para apresentar nosso projeto”, disse Fernando Luiz Souza Ramalho, 28 anos, estudante de outra instituição que aproveitou o evento do Univem para mostrar seu projeto de guia online de produtos e marcas.

COnfira na galeria mais imagens do evento



Últimas Notícias