A partir desta segunda-feira um programa de reorganização começa a ser feito para mudar perfil de atendimento em unidades de saúde de Marília e em curto prazo pode transformar algumas delas em postos de Saúde da Família.

O processo envolveria a transferência de equipes, redução das áreas de abrangência e até de público a serem atendidos em algumas das unidades e provoca ondas de mensagens em redes sociais. 

Nos dois primeiros casos, São Miguel e JK passam a ser unidades de monitoramento, deixam de ser Covid. Não há grande alteração para atendimento neste momento, já que o funcionamento para Covid tirou público em geral das unidades. Mas vai impactar serviço de outras unidades que devem receber mais profissionais.

O processo pode atingir mais unidades de formas diferentes. Uma delas é a do Jardim Bandeirantes, que pode ser transformada em posto de saúde da família. O número de pacientes e a área regional a ser atendida ficariam menores. Uma audiência pública deve ser realizada na na quinta-feira para apresentar as informações gerais a moradores.

A medida pode atingir mais unidades. Mensagens enviadas ao Giro por profissional da área indicam que até cinco UBS já estariam envolvidas em análises para mudanças. A informação não foi confirmada pela Saúde e depende ainda diversas discussões.

O caso envolve diferentes justificativas administrativas, incluindo financeiros e de medidas práticas: postos de Saúde da Famíliarecebem recursos federais e são mantidos no programa de terceirização, que permite maior liberdade para contratações e compras de insumos, EPIs e material de uso geral, que nas UBS dependem de concursos e licitações.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, a mudança é feita a partir de indicadores técnicos de fluxo de pacientes e necessidade e para reforçar outras equipes.

“Existe a construção de relacionamento com servidores, atender onde existe necessidade, equacionar fluxo, otimizar mão de obra, acompanhando atendimento. Nas unidades para Covid o número pulou de 11 mil atendimentos semana em janeiro para 3.000 atendimentos em fevereiro. Os servidores vão aonde temos que reforçar”, disse.

Cássio diz ainda que as mudanças podem ser revistas e que a nova classificação da Unidade São Miguel, por exemplo, já começa com previsão de curto prazo antes de nova adequação.



Últimas Notícias