O mercado de Desenvolvimento de Software está cada vez mais aquecido em todo o país. Neste sentido, alguns levantamentos apontam que existe um déficit de até 300 mil de profissionais qualificados atuando na área de Tecnologia da Informação e essa demanda tem crescido com muita força.

Assim, os profissionais que optam por cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação possuem uma gama de oportunidades de atuação na área de Tecnologia de Informação, área que mais tem crescido em todo o país.

Ainda que seja um curso tradicional, há cursos de Graduação em Sistemas de Informação que traz um caráter mais moderno, em especial quando se dá um enfoque maior para áreas valorizadas no contexto da Tecnologia da Informação.


Em especial, duas áreas estão tornando o profissional formado em Sistemas de Informação um dos mais requisitados nos dias atuais. As áreas de Engenharia de Software e Negócios Digitais.

Tal enfoque demonstra para o mercado de trabalho que o profissional está preparado para atuar no contexto do desenvolvimento de projetos de softwares e sistemas de informação para as demandas corporativas. A área de Engenharia de Software permite que o profissional tenha conceitos e a prática da construção de software, possibilitando que o aluno formado seja mais que apenas um desenvolvedor, mas também um projetista dos sistemas de informação.

No contexto de Negócios Digitais, o curso de Sistemas de Informação permite que o estudante entenda melhor conceitos e a prática de gestão, tornando-se um profissional que carrega tanto as habilidades técnicas de TI, quanto os conceitos e a vivência da Gestão.

Como consequência, o estudante que decide ir para a área de Tecnologia da Informação tem diversas oportunidades de atuação, inclusive de iniciar estágios já no primeiro ano da faculdade.

A principal instituição do país que fez este processo, é o Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), e que é reconhecida nacional e internacionalmente pela sua área de Tecnologia da Informação. A instituição conseguiu realizar este processo graças a aproximação existente nas vertentes do mercado de trabalho, tendo uma relação muito próxima das empresas de TI da região, e do empreendedorismo, sendo a gestora do principal Centro de Inovação Tecnológica do Estado de São Paulo, o CITec-Marília.

“O UNIVEM decidiu inserir esse foco de Engenharia de Software e Negócios Digitais no curso de Sistemas de Informação pela necessidade de posicionar o curso de forma ainda mais incisiva nas demandas regionais e nacionais, e formar profissionais que estão criando sistemas que irão impactar na vida das pessoas e que geram valor nas organizações. Assim, este profissional tem uma atuação muito forte no mercado de trabalho, mas principalmente, no empreendedorismo, pela sua capacidade de criar negócios e soluções”, aponta o coordenador do curso de Sistemas de Informação do UNIVEM, Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira.

O posicionamento do curso de Sistemas de Informação fortalece ainda mais as oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo para os alunos que estão entrando na área de TI. Esse processo é chancelado pelas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, que inserem o curso de Sistemas de Informação do UNIVEM como um dos melhores do Estado de São Paulo.

Vestibular Digital UNIVEM 2021

Estão abertas até as 18 horas desta sexta-feira (23) as inscrições para o Vestibular Digital do UNIVEM, em que os alunos poderão concorrer a bolsas e descontos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site: www.univem.edu.br/vestibular