Os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade de Marília (Unimar), durante a Semana Acadêmica, participaram de palestra, workshops e minicursos que trouxeram as inovações do mercado de trabalho. Além disso, os acadêmicos receberam orientação judicial sobre a nova lei de dados, sancionada em julho de 2018.

O coordenador do curso, professor Adriano Nakamura contou que este ano as palestras e workshops são temas escolhidos pelos próprios alunos e mostra o interesse pelo aperfeiçoamento profissional. “O foco foi trazer algo que interessante aos alunos. A semana acadêmica existe por causa dos alunos, então a gente sempre procura buscar temas que sejam do interesse deles, como o da lei geral da proteção de dados, um foi tema sugerido pelos próprios alunos. Mais de 90% dos alunos participaram do evento e foi um sucesso”, conta Adriano.

Na segunda-feira os alunos tiveram contato com a “Segurança em Bancos de Dados” através da palestra do Consultor da dados da Pythian Group / Microsoft SQL Server MVP, o  Fabiano Neves Amorim. Para entender quais os principais desafios das startUps os alunos conversar com o Mauro  Natsuo Mitiue da Netsite Shop, empresa que atua em Bauru-SP.

Em julho de 2018 a Lei Geral de proteção de dados foi sancionada e o Advogado Ricardo Maravalhas, que é consultor CITEC/CIEM do escritório Marinhos Advogados Associados, foi o convidado para explicar aos acadêmicos os pilares da lei e seus impactos nas empresas de TI.  

“Recebemos profissionais que atuam na área com o tema focado em segurança e banco de dados, mostrando as vulnerabilidades que podem ser encontradas nos bancos de dados e mostrando como desenvolver o entendimento das vulnerabilidades. Na quarta-feira falamos sobre a Lei aprovada em julho que estabelece as regras com que cabe cada uma das partes. Por exemplo, o site que retém dados dos seus consumidores, como ele pode responder legalmente caso estes dados sejam violados ou revelados a terceiros? Foi uma palestra interessante no sentido de como as empresas de TI devem agir e o que elas vão responder com o vazamento de informação”, explica Nakamura.

Os dois últimos dias da Semana Acadêmica do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi voltado às oficinas e Mini Cursos. Os alunos aprenderam como “Gerenciar os servidores Linux para a hospedagem”, a “Desenvolver aplicativos para dispositivos móveis com XAMARIM”, a “Introdução ao controle de versões com GIT” e o “Desenvolvimento de jogos com Scratch”.

“Foram cinco minicursos, dois deles ministrados por alunos do último ano. O interessante é que os alunos foram buscar algo a mais, aprenderam uma tecnologia nova e passaram para os outros alunos. As outras três oficinas focaram em áreas da tecnologia da atualidade”, conclui o coordenador.