A Universidade de Marília (Unimar) recebeu uma Comitiva Angolana formada por representantes da Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPB). A ação teve como foco a cooperação educacional, firmando parceria de intercâmbio bilateral, na qual acadêmicos de ambas as instituições poderão desenvolver pesquisa, cumprir disciplinas e realizar estágios supervisionados.  

No último ano, o Departamento de Relações Internacionais da Unimar intensificou o contato com instituições de ensino superior de vários países, que utilizam a língua portuguesa como instrumento para o ensino, pesquisa e extensão. De acordo com o assessor de assuntos internacionais, Juan Orellana a princípio o consórcio com a Instituição Angolana visa à contribuição com a formação de docentes.

“Os profissionais da ESPB participarão de aulas e eventos realizados na Universidade de Marília para aperfeiçoar os conhecimentos e aprender novas metodologias. Na Angola há dificuldade para qualificar profissionais para lecionar em Instituições de Ensino Superior, principalmente na área de Educação Física e Pedagogia”, explica Juan.    

Segundo o Diretor Adjunto para a Área Científica da ESPB, Guilherme Carlos Agostinho, durante a visita foi possível vivenciar uma metodologia de ensino desconhecida dos Angolanos.  

“Durante a visita conhecemos o corpo docente da Universidade e toda a estrutura, ficamos deslumbrados com a combinação do componente teórico e prático realizado aqui na Unimar. Através desta parceria tenho certeza que vamos sair apenas do ensino teórico e passar a desenvolver o ensino prático, transformando a educação em nossa instituição. Estamos entusiasmados com a parceria”, comemora Guilherme.

De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, contribuir com a educação de uma comunidade é gratificante.

“A Unimar está sempre de portas abertas para realizar intercâmbios educacionais. A questão da mobilidade internacional tende cada vez mais a ser importante elo da Universidade. Estamos muito contentes por já iniciar as tratativas com a comitiva e firmar importantes parcerias que irão contribuir com a educação de um país”, comemora a Pró-Reitora.

A primeira ação em conjunto das instituições será realizada em maio durante a Semana da Pedagogia da UNIMAR, na qual a Escola Superior Pedagógica do Bié designará um docente para compor uma mesa redonda, onde será discutido o ensino nos países lusófonos (que utilizam a língua portuguesa).