Giro Marília -AMTU recadastra estudantes para descontos, 34 mil vão pagar 50% de passagens

O recadastramento obrigatório semestral dos estudantes e professores com direito de receber a isenção de 50% na tarifa de ônibus de Marília, conforme determina a Lei 7166/10 que regulamenta o Transporte Público Municipal, espera revalidar o desconto na passagem neste segundo semestre de 2019 para cerca de 34 mil estudantes e professores.

A AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano) alerta para as longas e demoradas filas provocadas pelo congestionamento da procura no começo de agosto e orienta os interessados na isenção para que se antecipem e aproveitem o período de recesso escolar de julho para o recadastramento.


A associação é a responsável pelo município para a validação ao direito à isenção tarifária no transporte público através da checagem semestral de que os estudantes ou professores estão matriculados ou empregados em instituição de ensino oficial dentro da cidade. No último recadastramento, em janeiro deste ano, foram validadas a isenção para 33.370 estudantes matriculados em escolas de Marília e 680 professores contratados por instituições de ensino públicas ou privadas.

Para realizar o recadastramento o estudante deve requerer onde estuda sua Declaração Escolar, emitida pela instituição de ensino, carimbada e assinada, constando o horário escolar e término do semestre (todas as escolas já cumprem de forma padronizada esta declaração ao município). Deve então apresentar um documento pessoal com foto e entregar a Declaração Escolar juntamente com o cartão eletrônico Marília Card Estudante/Professor na loja da AMTU, na Rua Maranhão, 43. Sem filas, o recadastramento é realizado em apenas cinco minutos. Se for maior de 16 anos não é preciso estar acompanhado dos pais.

Nos últimos anos, entretanto, a AMTU registra um comportamento típico de procura apenas no mês de agosto, durante um prazo de 20 dias corridos, provocando uma capacidade de atendimento da demanda de 1.700 recadastramentos/dia e demoras de até três horas nos dias de maior procura.

A orientação de antecipação do recadastramento nas férias não tem impedimento legal. Não há necessidade de se aguardar o mês de agosto. Basta solicitar a Declaração Escolar e comparecer na loja da AMTU. Mais informações pelo 3433-9010 ou www.amtumarilia.com.br.



Últimas Notícias