b
Giro Marília -Pesquisador de Assis faz palestras na Bahia sobre história, ambiente e escritor de Marília

O professor e pesquisador Paulo Henrique Martinez, docente do departamento de História da Unesp em Assis, participa desde segunda-feira de compromissos em instituições da Bahia para discutir preservação histórica, cultural e ambiental no país.

No dia 11, Paulo Henrique Martinez fala sobre a falta de preservação do patrimônio histórico artístico e cultural, a exemplo do incêndio do Museu Nacional, e catástrofes como a causada pela Companhia Vale na região de Brumadinho, em Minas Gerais.

À tarde, ele faz a conferência “História e Meio Ambiente: desafios no Brasil do século XX”. À noite o tema será “Ação educativa em Museus”. Cada evento oferecerá certificado de 4 horas.

A maratona de atividades envolve ainda palestras e debates sobre a vida e obra do escritor baiano Osório Alves de Castro, que passou em Marília a maior parte da sua vida onde atuou também como alfaiate.


Vencedor do prêmio Jabuti de literatura em 1961 com a obra Porto Calendário, Osório será tema de encontros em Correntina, onde o pesquisador falou nesta segunda, na Semana Pedagógica, dedicada ao livro Porto Calendário.

Nesta terça o compromisso será na Universidade Federal do Oeste da Bahia, onde o professor fala sobre Bahiano Tietê, último livro escrito por Osório, que teve lançamento póstumo, com forte caráter autobiográfico sobre a migração da Bahia para o interior paulista.


Paulo Henrique Martinez é livre docente, graduado em história pela USP, com atuação institucional voltada para a cooperação técnica, sustentabilidade, inovação social e cultural.

Já desenvolveu atividades junto à Câmara dos Deputados, FAO/ONU, Instituto de Apoio Técnico aos Países do Terceiro Mundo da Universidade de Brasília, Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM) da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, prefeituras, secretarias estaduais e municipais.

Colaborador do Giro Marília, onde assina a coluna Limpo e Transparente, é também associado ao Icom – Conselho Internacional de Museus, do qual foi conselheiro. Na região, atua em projetos como o projeto de extensão "A revitalização cultural e pedagógica dos museus de Assis".


Últimas Notícias