A Unesp de Marília promove na próxima semana um Painel aberto ao público intitulado Tráfico de Mulheres e Meninas: educação popular feminista para implementar políticas públicas, para discutir dados e impacto desta modalidade de crime apontada como a terceira modalidade criminosa mais lucrativa do mundo, ultrapassada apenas pelo tráfico de armas e de drogas. 

Dentre os principais objetivos, estão contribuir para discussão sobre o tema dentro dos movimentos sociais e na sociedade em geral; refinar a ótica feminista; contribuir na luta pelo enfrentamento da violência contra a mulher que se materializa na violência doméstica e sexual, além do tráfico de mulheres.

O encontro pretende ainda fortalecer a rede de serviços contra o tráfico humano e implementação de políticas públicas de prevenção, repressão, responsabilização e atendimento às vítimas.


O lucro anual com o tráfico de pessoas chega a quase 32 bilhões de dólares, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dentre as vítimas, mais de 70% são mulheres, a imensa maioria delas para fins de exploração sexual. A faixa etária predominante está entre 18 e 29 anos e adolescentes. 

Há registro de tráfico de crianças, sendo a maioria do sexo feminino. Também existe o tráfico de homossexuais e travestis jovens. Além da exploração sexual, estão entre as finalidades o trabalho análogo à escravidão, adoção ilegal de crianças e adolescentes - que inclui servidão doméstica - e venda de órgãos. A maioria das pessoas traficadas é pobre e com baixa escolaridade. 

O encontro 
será realizado na quarta-feira, 07 de agosto, das 19h às 21h, no anfiteatro da UNESP (Campus Marília: Av. Hygino Muzzi Filho, 737, bairro Mirante), reunindo lideranças especializadas na temática e autoridades.

Uma oficina de educação popular feminista, fechada para 50 lideranças locais previamente indicadas, que atuam em ONGs, órgãos públicos e universidades, com o mesmo título, será realizada no dia posterior, 08/08/2019, das 8h30 às 17, no salão de eventos do Estoril Hotel. 

As iniciativas são uma realização da Associação Mulheres pela Paz, presidida por Clara Charf, hoje com 94 anos, e dirigida por Vera Vieira, doutora em Comunicação e Feminismo pela USP/ECA. Contam com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, graças a uma emenda parlamentar da deputada federal Luiza Erundina. A

O projeto prevê atividades em dez cidades do estado de São Paulo, com um evento final na capital, para lançamento do livro contendo a sistematização de todo o processo.

Painel temático: Tráfico de Mulheres e Meninas: educação popular feminista para implementar políticas públicas (com a presença de lideranças especializadas na temática e autoridades).
Dia e horário: dia 07 de agosto, quarta-feira, das 19h às 21h
Local: Anfiteatro da UNESP - Campus Marília -
Av. Hygino Muzzi Filho, 737, bairro Mirante

 



Últimas Notícias