O atleta mariliense Thiago Braz da Silva, 22, conquistou na noite desta segunda-feira a medalha de ouro no salto com vara dos Jogos Olímpicos. Thiago superou o recordista mundial e campeão olímpico de Londres-2012, o francês Renaud Lavillenie.

Thiago saltou 6,03 m em sua segunda tentativa, superando sua melhor marca da carreira, que era de 5,93, e quebrando o recorde olímpico que Lavillenie havia estabelecido minutos antes, de 5,98 m. O francês não conseguiu saltar 6,08 m em sua última chance e ficou com a prata.

O norte-americano Sam Kendricks, que não conseguiu vencer os 5,93 m, ficou com a medalha de bronze. Lavillenie e Kendricks chegaram à Rio-2016 com as duas melhores marcas do ano: o francês com 5,96 m, e o norte-americano com 5,92 m.


Thiago começou no atletismo aos 14 anos, treinando e competindo pelo Clube dos Bancários de Marília, transferindo-se depois para cidade de Bragança Paulista, meses depois vencendo o Campeonato Brasileiro de Menores e o Juvenil, além do Estadual de Menores e o Estadual Juvenil.

Em sua primeira competição internacional, em 2009, foi medalha de bronze do Campeonato Sul-Americano Juvenil, ano em que também foi campeão brasileiro juvenil. Desde este ano é atleta do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Em 2011, aos 17 anos, foi vice-campeão do Troféu Brasil de Atletismo.

Em agosto de 2013, com um salto de 5,82m, superou o campeão mundial Raphael Holzdeppe e conquistou a medalha de ouro no Meeting de Leverkusen, na Alemanha.

Em fevereiro de 2016, no torneio indoor Istaf em Berlim, derrotou o campeão olímpico e recordista mundial Renaud Lavillenievencendo a prova com a marca de 5,93 m, novo recorde brasileiro e sul-americano.