source
Anvisa notifica Maranhão após passageiro indiano chegar ao Brasil com Covid-19
Fusion Medical Animation/Unsplash
Anvisa notifica Maranhão após passageiro indiano chegar ao Brasil com Covid-19
O governo do Maranhão informou na noite deste domingo que foi notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que um tripulante indiano do navio Mv Shangon Da Zhi deu entrada num hospital da rede privada de São Luís com sintomas de Covid-19. Um teste já confirmou o diagnóstico e uma amostra do vírus já foi enviada ao Instituto Evandro Chagas, que realizará o sequenciamento genômico.

A preocupação é a de que tenha chegado ao Brasil a variante B.1.617, que a OMS classificou como "preocupante em nível global" e apareceu pela primeira vez na Índia. Atualmente, o país é o que tem o maior número de casos e de mortes por Covid-19 confirmados por dia. Na última sexta-feira, o governo brasileiro suspendeu os voos vindos do país asiático, dez dias depois da recomendação da Anvisa.

Em nota, o governo do Maranhão informou que o navio com o passageiro indiano encontra-se em quarentena para isolamento dos demais tripulantes: "O órgão estadual foi notificado pela Anvisa para seguir as exigências de protocolo sanitário, sendo orientada a realizar coleta de exame de PCR em toda a tripulação, procedimento que está em curso".


O paciente é um homem de 54 anos que começou a ter sintomas no dia 4 de maio, apresentando febre. "Procedimentos médicos foram realizados previamente à sua remoção para o hospital, no dia 13 de maio, mas os sintomas persistiram. A remoção do paciente foi realizada por meio de helicóptero por determinação médica", diz a nota.

Você viu?

O comunicado foi divulgado pelo secretário de Saúde do Maranhão e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula. Horas antes da notificação, ele havia declarado pelas redes sociais que "uma terceira onda no Brasil a partir da entrada de uma variante dessas seria o horror".

A Índia vive um surto acentuado de Covid-19, com uma média móvel de 365 mil novos casos e 4 mil mortes por dia (ultrapassou o Brasil há pouco mais de duas semanas no número de mortes diárias).

"Existe alguma informação disponível que indica uma transmissibilidade acentuada [da variante indiana]", disse Maria Van Kerkhove, autoridade técnica da OMS em Covid-19, em uma entrevista coletiva nesta semana.

Fonte: IG SAÚDE

Últimas Notícias