O curso de Odontologia da Universidade de Marília (Unimar) prepara os acadêmicos para atender as necessidades da sociedade. Em setembro, um grupo de estudantes e docentes do curso esteve em duas escolas da cidade de Herculândia (50 km de Marília) mostrando, de forma lúdica, a importância do cuidado bucal.

De acordo com a docente Ma. Bruna Trazzi Pagani, os acadêmicos apresentam um teatro utilizando fantasias de dentes, cáries, escova e pasta para explicar às crianças a importância da escovação. “Os alunos e docentes da Odontopediatria e Saúde Coletiva vieram até aqui explicar como funciona cada ‘dentinho’ nosso, o que temos que fazer para manter a higiene da boca e vivenciar na prática o atendimento a crianças”, explica.

Os alunos de todas as turmas passam por uma espécie de triagem bucal na qual os acadêmicos podem identificar problemas e recomendar a procura de um dentista ou a própria Clínica Odontológica da Unimar. Na sequência, são distribuídas escovas de dente aos pequenos que são orientados a uma perfeita escovação.



Para o acadêmico Lucas Pequito a atividade enriquece a formação, principalmente por oportunizar ao futuro profissional um atendimento real com o grupo de crianças. “É muito importante educar as crianças a manter uma boca saudável. Para nós, esse contato é muito valioso e acrescenta muito ao aprendizado”, conta.

Também presente na ação, a secretária da saúde de Herculândia, Irene Oliveira avaliou a ação como fundamental para a formação dos pequenos alunos. “Se todos tivessem a chance de receber esse cuidado tão jovem, teríamos uma sociedade muito mais saudável. E a Unimar está sempre presente e disposta a cuidar da saúde das pessoas”, finaliza.