Giro Marília -Farmácia da Unimar prepara alunos sobre suplementos alimentares

Com a proposta de atualizar e preparar o acadêmico para a área de suplementos alimentares, o curso de farmácia da Universidade de Marília (Unimar) trouxe a especialista Priscila Nogueira Camacho Dejuste, membro da Associação Farmacêutica de Marília (FARMA) e do Conselho Federal de Farmácia.

De acordo com a especialista, os suplementos alimentares são recursos utilizados para a reposição nutricional. “Estas vitaminas têm a função de auxiliar o funcionamento adequado do organismo e proporcionar mais energia. São indicados aos idosos, gestantes, atletas, praticantes de atividades físicas e pessoas que consomem baixo teor de nutrientes”, explica a farmacêutica.

Priscilla ressalta ainda que o mercado está em crescimento acelerado. “No último ano, o mercado de suplementos alimentares movimentou R$ 2 bilhões e atualmente o Brasil ocupa a terceira posição mundial no mercado. A expectativa é que cresça ainda mais nos próximos anos”, afirma Priscilla.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Unimar, Lara Ubeda Casadei, é muito importante que os alunos conheçam esta nova área, que amplia ainda mais o leque das opções de atuação profissional.

“Além de estarem presentes nos estabelecimentos, os farmacêuticos são responsáveis por desenvolver os produtos nas indústrias, os registros, o controle de qualidade, atuação em centros de distribuição, pesquisa e área de treinamento de vendas”, explica Lara.  

Ainda segundo a coordenadora, esta ampliação foi possível pela mudança de normas. “A Lei 13.021/14 proporcionou novas atribuições e responsabilidades, permitindo que os farmacêuticos façam a orientação de produtos. Além disso, com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 586 os profissionais foram autorizados a prescrever alguns medicamentos, como os suplementos alimentares”, ressalta a coordenadora.

Para o acadêmico Bruno Amaro, a palestra contribui com o conteúdo que é desenvolvido em sala de aula. “Nosso crescimento profissional se dá através do estudo e poder obter conhecimento com uma profissional que atua na área, será o diferencial para nossa formação”, afirma o acadêmico.


Últimas Notícias