Profissionais do programa de Saúde Bucal de Marília receberam em São Paulo o Prêmio CFO (Conselho Federal de Odontologia) pela qualidade do atendimento.

A cidade atingiu a melhor estrutura de assistência odontológica pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para cidades com até 300 mil habitantes no Estado.

Participaram da solenidade as cirurgiãs Gláucia Regina Raful Sacomani e Milena Guerreiro Marini.

Os municípios paulistas foram selecionados, entre 43 inscritos, por se destacarem na promoção de políticas públicas voltadas para a saúde bucal da população no último ano.

“A premiação é um importante estímulo para que as cidades continuem trabalhando com seriedade e, dessa forma, sirvam de inspiração para os demais municípios do Estado. O Conselho Regional de São Paulo incentiva a participação de todos”, apontou o presidente em exercício do CRO-SP, Marcos Capez.

O Prêmio está dividido em três categorias, de acordo como o número de habitantes das cidades. Serra Negra ficou em primeiro lugar no grupo dos municípios com até 50 mil pessoas. São Sebastião, de 50 mil até 300 mil e Diadema, superior a 300 mil.

Conforme explica a cirurgiã dentista Milena Guerreiro, da equipe de supervisão, foram usados critérios como financiamento em saúde, controle social, assistência odontológica básica, remuneração, educação permanente, entre outros. “São requisitos que estão sob governabilidade principalmente da gestão”, destaca.

HISTÓRICO

Inicialmente chamada de Brasil Sorridente, a partir de 2018 a iniciativa passou a ser tratada como Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, segundo a Resolução CFO-191/2018.  


Este ano, na etapa nacional, o Estado de São Paulo foi premiado com dois municípios: São Sebastião (vencedor na categoria entre 50.001 a 300 mil habitantes) e Diadema, segundo lugar entre as cidades com mais de 300.001 moradores.