source
Vacina sendo aplicada em paciente
Pixabay
Mundo está em uma corrida mundial para a Covid-19

O México e a Argentina fecharam um acordo nesta quarta-feira (12) com a Universidade de Oxford para que os dois países possam produzir a vacina contra a Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), para toda a América Latina. A instituição está desenvolvendo o imunizante junto com o laboratório AstraZeneca.

Apesar do acordo firmado para distribuir as doses por toda a região, o Brasil ficou de fora. O motivo seria por conta de o País já ter um acordo próprio de distribuição.

No Brasil, a vacina está sendo testada em voluntários e um acordo foi firmado entre a Fiocruz e a AstraZeneca para transferência de tecnologia e produção de 100 milhões de doses que devem começar a ser distribuídas em dezembro deste ano.

O anúncio foi feito pelo governo argentino na residência de Olivos. "A dose custará entre US$ 3 e US$ 4 e estará pronta para a venda a partir do primeiro semestre de 2021", afirmou o presidente Alberto Fernández.

"O fato de ser produzida em nosso território nos dará a vantagem de ter a vacina antes dos demais países. Porém será distribuída de maneira equitativa entre nossos vizinhos, dependendo da demanda dos governos", afirmou.


A vacina encontra-se na fase 3 de testes e estaria pronta até o fim do ano. O presidente fez o anúncio depois de reunir-se com o gerente-geral da AstraZeneca para o Cone Sul, Agustín Lamas.

"O motivo de terem escolhido a Argentina como um dos países foi terem encontrado aqui laboratórios e atitudes frente à pandemia que são positivos para essa produção", afirmou Fernández. Segundo ele, a região precisará de cerca de 230 milhões de doses.

"Queremos que a Argentina não tenha que esperar e possa ter acesso o mais rápido possível. Para nós é uma grande alegria que nos tenham escolhido. Na Argentina, a AstraZeneca escolheu o laboratório mAbxience, que será o produtor do reativo da vacina. Trata-se de um grande reconhecimento da qualidade dos laboratórios argentinos."

Ainda de acordo com o presidente, o México será o encarregado de realizar a embalagem e completar o processo de produção.

Fonte: IG SAÚDE

Últimas Notícias