O Pronto Saúde da Santa Casa de Marília passou a ter profissionais de enfermagem na porta de entrada a partir deste mês de dezembro. Com a medida, a coordenação do setor que atende urgências e emergências é humanizar o acolhimento dos pacientes.

“Esta mudança proporciona a melhoria do acolhimento dos pacientes atendidos pelo PS. Os profissionais escolhidos por nós para ficarem na recepção do Pronto Saúde têm um olhar mais técnico, trazendo assim um atendimento diferenciado e mais humanização aos nossos pacientes”, comentou a encarregada administrativa do PS da Santa Casa de Marília, enfermeira Márcia Andrade. Antes realizados pelos porteiros, a recepção aos pacientes do Pronto Saúde agora é feita por técnicos de enfermagem.

“O profissional da enfermagem pode desenvolver atividades que os porteiros não podiam, como ajudar pacientes a saírem dos carros, acomodar os pacientes em cadeiras de rodas da forma adequada e fazer encaminhamentos internos de acordo com o fluxo existente, enfatizou a coordenadora responsável pelo PS do hospital, a médica Astrid Jircik

A coordenadora geral de enfermagem da Santa Casa, Tatiana Garbelini Ferreira, salientou que os técnicos de enfermagem na recepção do Pronto Saúde garantirão um olhar diferenciado para acolher de forma humanizada os usuários do serviço e poderão contribuir de forma a identificar pacientes que do ponto de vista técnico precisem ser rapidamente classificados quanto aos riscos por um profissional enfermeiro.

“O técnico de enfermagem pode também identificar pacientes que apresentem uma piora clínica após a classificação pelo enfermeiro, como náuseas, vômitos, mal estar, piora da dor e da febre entre outros. A classificação de risco será mantida de acordo com o Protocolo de Manchester”.

É bom destacar que os porteiros que deixaram de atender no PS foram remanejados para a portaria de entrada e saída dos funcionários, da rua 21 de Abril, que recentemente passou a funcionar 24 horas - antes o funcionamento acontecia até as 19h e também para o Complexo Ambulatorial Bento de Abreu Sampaio Vidal, que vem tendo sua ocupação gradativa e em breve estará com a plena utilização do espaço.

Atendimento preferencial

Desde o dia 5 de dezembro, a Santa Casa de Marília implantou também o atendimento preferencial em seu Pronto Saúde. Seguindo a lei nº 13.466, de 12 de julho de 2017, idosos acima de 80 anos passam a ter prioridade no atendimento sobre os demais com a mesma classificação de risco.

Além disso, a Lei 10.048, de 8 de novembro de 2000, já garantia a prioridade de atendimento a idosos (acima de 60 anos), pessoas com deficiência, gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos com mobilidade reduzida.