O médico Eduardo de Souza Marques, residente do HBU (Hospital Beneficente Unimar) em Guaimbê,  fez pela segunda segunda vez em 12 meses um parto no interior de uma ambulância, quando a parturiente estava dando entrada no PS (Pronto Socorro) de Lins.

Segundo o profissional, a situação começou quando, em final de semana, a gestante Tamires Ribeiro Brado, com 38 semanas de gravidez, procurou o PA (Pronto Atendimento) de Guaimbê. “Ela foi examinada e verificamos que ela apresentava dilatação total e a bolsa estava íntegra”, relata o residente.

Como ela era conveniada, foi providenciado o encaminhamento para Lins, onde seria realizado o parto. O motorista Marcelo Nakata conduziu a ambulância, que levou a gestante, o médico e a enfermeira Ana Cristina Kasai Rodrigo. O trajeto de Guaimbê até Lins foi tranquilo, sem qualquer intercorrência.

Chegando ao PS (Pronto Socorro) de Lins, Tamires entrou em trabalho de parto, com o rompimento da bolsa espontânea, ainda no interior da ambulância.

Marques é residente em ginecologia e assumiu a responsabilidade de fazer o parto, uma vez que na instituição de saúde linense havia apenas um clínico geral.

“Eu e a enfermeira demos início aos procedimentos, sendo que verificamos que a bebê já estava nascendo. Em seguida, fizemos o “clampeamento” (corte do cordão umbilical) e a retirada da placenta”, relatou.

A criança, que recebeu o nome de Luna Rafaela, pesou 3,7 kg e 50cm de tamanho e foi encaminhada ao PS para observação. A mãe também ficou bem de saúde e foi encaminhada ao mesmo local.

HISTÓRICO

Marques é residente do HBU na área de ginecologia e está se tornando quase um “especialista” em fazer parto em situações diversas. Há cerca de um ano ele passou pela mesma situação em Marília.

Ao atender uma parturiente e encaminhá-la para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte, a gestante entrou em trabalho de parto. “Naquela ocasião foi mais simples, já que a UPA dispõe de estrutura melhor para fazermos esse tipo de procedimento”, explicou.



Últimas Notícias