Enquanto a coleta seletiva e reciclagem não saem do discurso, enquanto a cidade não sabe como e quanto vai usar para destinar seu lixo e entulho de construção, partiu da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Marília um programa de aproveitamento de material como pneus, PVC (canos), garrafas Pet, madeiras, carriolas, pedras, latas de ferro e de plástico, entre outros.

A primeira etapa do projeto nasceu na sede da secretaria, com um grande trabalho de paisagismo no local e a construção de comedouros e ninhos para pássaros, bebedouros para beija-flor, hortas horizontais e verticais, entre outros.

O trabalho se estendeu à rotatória da avenida Benedito Alves Delfino, esquina com a avenida República, em frente à Fundação Bradesco, atingindo também o divisor central da pista.


“Em quatro meses de trabalho demos um novo visual à secretaria e queremos expandir para toda a cidade. Já chegamos ao canteiro central da Benedito Alves Delfino e na rotatória em frente à Fundação Bradesco. Queremos envolver toda a sociedade neste trabalho, que tem custo praticamente zero”, disse o secretário Ricardo Cavichioli.

Segundo o secretário, o projeto envolve conscientização da comunidade sobre destinação correta do material. Inclui ainda preservação dos espaços de uso coletivo.

“A Prefeitura tem que fazer a infraestrutura, mas a população tem que ter a responsabilidade de cuidar e zelar por esses locais. Se a gente tiver esta consciência, as áreas ficarão revitalizadas, organizadas, limpas e bonitas. A secretaria vai dar o suporte para isso, mas é fundamental que a população faça a sua parte.”