O Cacam (Centro de Atendimento à Criança e Adolescente de Marília) entregou oficialmente na noite desta sexta-feira uma nova cozinha para atendimento aos acolhidos em um evento que celebrou também o Dia da Criança e apresentou o desenvolvimento permanente da entidade.

A nova cozinha tem espaço de dispensa, novos equipamentos, acabamento de primeira linha e estrutura para garantir qualidade, segurança e higiene na manipulação dos alimentos.




A nova estrutura só foi conquistada com o apoio do programa Tauste Ação Social, que investiu muitos recursos para as obras e compra dos equipamentos, feita em Marília com empresas da cidade.

O presidente do Cacam, o empresário Hederaldo Benetti, destacou a parceria histórica do Tauste com o serviço, que é modelo e tem recebido visitas de gestores de outras cidades e estados para conhecer a estrutura.

O Cacam recebe crianças e adolescentes encaminhados pela Justiça e pelo Conselho Tutelar em situações de risco, violência ou abandono. É uma casa de passagem até que as crianças possam ser encaminhadas de volta à família ou a programas de adoção. Só na sexta-feira recebeu quatro acolhidos, tinha três bebês no berçário.


“É um serviço que muda vidas e que se presta a resolver um dilema que o poder público enfrenta em todo o mundo. E tem feito isso com muita competência graças à equipe de funcionários, ao apoio do poder público, ao acompanhamento do judiciário, aos voluntários, aos doadores como o Tauste Ação Social, aos rotarianos do Rotary Club de Marília de Dirceu e todos os outros clubes de Rotary e instituições que nos ajudam tanto”, disse Hederaldo Beneti.

O promotor aposentador Jurandir Afonso Ferreira que acompanhou a instalação do serviço como curador da Infância e Juventude há 26 anos, disse que o Cacam revolucionou o atendimento e tem uma estrutura exemplar.

“A cada vez que retorno aqui o prédio tem novas estruturas, fica melhor, mais moderno, mais seguro, mais adaptado às exigências legais”, afirmou.

Hederaldo Benetti, José Carlos dos Santos Almeida, Odair José Vieira, Jurandir Afonso Ferreira e ruy Padilha durante a solenidade

As crianças receberam presentes e a noite teve um jantar especial para os atendidos, os voluntários, equipes de atendimento com familiares e convidados especiais.

Estudantes de Marília e do exterior que participam do programa de intercâmbio educacional e cultural do Rotary também acompanharam a solenidade e apresentação das novas estruturas

O Cacam mantém estruturas como sala de estudos, informática, horta, minicampo, playground, quartos totalmente equipados com até quatro crianças em cada um, brinquedoteca, lavanderia e o berçário que será ampliado.

Além de completa estrutura de acessibilidade, o prédio tem reformas estruturais que recuperam um imóvel antigo e ameaçado e um bazar permanente que vende roupas e utilidades domésticas para auxiliar na manutenção do projeto.

Confira na galeria de fotos como foi a festa do Cacam


 



Últimas Notícias