Voluntários de diferentes organizações e movimentos de Marília estarão unidos no dia 20 para mais uma etapa de trabalho que transforma um galpão ao lado da ferrovia em novo espaço de cultura, urbanização e revitalização do centro de Marília.

Batizado como Estação Cultural, o espaço criado a partir das iniciativas de um ativista, vai promover plantio de diferentes mudas de árvores além de troca de sementes e divulgação do projeto.

O plantio une voluntários como a Associação Ambiental Origem de Marília e o grupo Amigos do Bar. Áreas já preparadas para o plantio receberão uma horta comunitária e mudas de diferentes espécies.

Os Amigos do Bar doaram mudas de verduras e legumes para o espaço da horta. Serão plantadas pelo menos 130 mudas de hortaliças.

A área ao lado da Estação vai receber também mudas que podem ser integradas a um futuro projeto de paisagismo a ser desenvolvido pela prefeitura.

“Iremos semear girassóis, favas rajadas e andus. São excelentes fixadoras de nitrogênio e outros nutrientes no solo, produzem flores que alimentam as abelhas e ajudam na polinização. E são plantas que melhoram a qualidade dos parâmetros físicos e químicos do solo, que está muito ruim. E depois, sendo arrancadas, podem ser deixadas no local, ajudando como adubação verde e aprimoramento da vida do solo”, diz comunicado da ONG Origem.

“É uma iniciativa de vários coletivos e pessoas, viemos para somar essa dinâmica de cuidados com o solo e os plantios, além da educação ambiental. Além do grupo da Agroecologia, estão a Origem, Associação Ambientalista, o grupo de veganos e o de Hortas Urbanas, entre outros”, destaca o ambientalista Sérgio Urbaneja.

Ele explica que a ideia é ajudar na conscientização sobre aquele espaço, ajudando a resolver os problemas do abandono e do descarte de lixo, além de contribuir com uma regeneração do solo, e em alguma medida, com a beleza cênica do local.

“Neste momento, as plantas são mais para ajudar na descompactação do solo, já que são muitas décadas de abandono ali. E serão semeadas, para que cumpram um ciclo de fixação de nutrientes. De todo modo, entendemos importante essa iniciativa, para chamar a atenção para a situação do local, a importância da participação comunitária e o engajamento em ações ambientais, de conscientização e regeneração dos espaços públicos abandonados”, destacou.


As atividades devem começar às 9h do dia 20, no Galpão da Estação Cultural, ao lado da ferrovia atrás do Camelódromo no centro de Marília.



Últimas Notícias