A onda de frio que chega a Marília neste final de semana é uma ameaça também para os pets em casa e os proprietários e tutores devem tomar algumas medidas de proteção e acompanhamento dos animais.

O veterinário Rodrigo Prevedello Franco, coordenador do atendimento na clínica da Unimar, explica que mesmo animais de grande porte e com pelos longos exigem atenção e destaca situações especiais que podem provocar ou agravar problemas,

“Tutores e proprietários de animais que têm costume de dormir fora de casa devem ter cuidado para sejam abrigados em área coberta e fechada, quartos ou casinhas, com almofada, camas com tecidos à base de algodão, tapetes de borracha, até jornal, mas sempre fechados”, explica o veterinário.

Os principais sintomas são tosse seca ou carregada, cansaço, podem chegar a ter desmaios ou quadro de crises de falta de ar significativa.

O frio brusco também agrava doenças de traqueia, do palato, seio nasal, broncopneumonias, bronquites e até pneumonias em função do ar gelado, da queda de imunidade

Raças de focinho curto ou que praticamente não tem focinho, como Pug, Shitzu, Lhasa, Boxer e os Buldogs - francês ou inglês – são mais susceptíveis a problemas respiratórios e exigem cuidado extra.

“São raças em que os animais já nascem muitas vezes com problemas respiratórios que podem potencializar em mudanças bruscas, tanto no frio quanto em relação ao calor”, explica.

Também é preciso atenção especial a filhotes e a animais idosos ou que já tenham problemas cardíacos. Em alguns casos, animais que não tem diagnóstico prévio destas doenças, de meia idade e idosos, podem desenvolver problemas. “É uma fase de atenção.”

O alerta vale também para gatos, especialmente aqueles com hábitos noturnos e acesso às ruas. “Tentem conter em casa, de alguma forma que não tenha acesso à rua. Gatos também sofrem de problemas respiratórios.”

Rodrigo Franco é especialista em cardiologia veterinária, além da clínica na Unimar, mantém um centro particular de atendimento com duas sócias com especialidade em oftalmologia e oncologia, a Unnia Veterinária, no Maria Izabel.