Um programa de comemoração da “Semana da Árvore” vai levar estudantes e outros grupos de moradores para atividades no Bosque de Marília para encontros de educação ambiental e aproveitamento do o principal laboratório natural e “santuário de aves” da cidade.

Na segunda-feira, dia 16, foi recebido um grupo com cerca de 90 alunos da escola estadual Bento de Abreu Sampaio Vidal, localizada na zona leste da cidade.

Os estudantes tiveram um bate-papo com o secretário municipal Vanderlei Dolce, conversaram com equipe da pasta sobre sustentabilidade e aprenderam um pouco mais da história do local.

Cassiano Rodrigues Leite, chefe de Meio Ambiente da Secretaria, destacou que ao longo da semana estão programadas visitas diárias.

Diretores ou coordenadores de escolas interessadas em visitas guiadas entrem em contato com o Bosque Municipal, independente das comemorações da Semana da Árvore. O telefone é o 3454-3400.

Adquirido pela Prefeitura em 1.942, o bosque é o único local de Mata Atlântica protegida na área urbana do município, ocupando uma área de 173.600 metros quadrados, aproximadamente sete alqueires.

A Lei Municipal 7.001, de 27 de outubro de 2009, consolidou o bosque como Unidade de Conservação, garantindo definitivamente a integridade da área.

Além dos animais – pavão, sagui, jabuti e lagarto teiú, entre outros – e o lago artificial, destaca-se no local o Centro de Educação Ambiental e o Bosque dos Ipês, que conta atualmente com 700 mudas de Ipês brancos e rosas