A Universidade de Marília (Unimar) representou o interior paulista sediando o XV Congresso Internacional Diálogo Ambiental Constitucional, com o tema “Sociedade de Risco e Justiça Climática”. O evento foi realizado pela primeira vez no estado de São Paulo e reuniu juristas, professores e acadêmicos que debateram sobre direito ambiental, constitucional e direito internacional.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, o evento foi extremamente importante não só para a comunidade acadêmica, mas para toda a sociedade.

“O evento possibilitou a mobilidade, não apenas estudantil, mas também a de docentes e de pesquisas internacionais. A Universidade de Marília se alegrou com o evento, foram dois dias de trabalhos proveitosos e espero que além dos materiais publicados, que é uma das metas e que vão colaborar com a sociedade, que saiam parcerias importantes para as instituições envolvidas”, ressalta.



Para a organizadora do Congresso, a docente da Universidade de Fortaleza Bleine Queiroz Caúla, o grande objetivo do evento foi fomentar a pesquisa científica.

“Foi uma grande satisfação realizar o Congresso na Unimar, onde discutimos o Direito Nacional, Direito Internacional e a junção dos dois para o meio ambiente, porque o direito é uma ciência muito dinâmica. Acredito que para todos nós foram dias enriquecedores, aprendemos com os palestrantes e conquistamos uma visão ampliada sobre os temas”, explica.

O Congresso começou na Universidade de Fortaleza em 2012 e expandiu-se internacionalmente dois anos depois, quando foi realizado em Portugal, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local que se tornou um dos pontos fixos de seminário, recebendo o Congresso anualmente. Representando a instituição de ensino Portuguesa, a docente Carla Amado Gomes também esteve no evento.

Para ela, o Congresso superou as expectativas. “Estou muito impressionada com a Unimar, aqui é uma cidade, e o Congresso foi além do esperado, com qualidade nos temas abordados e transmitida com muita excelência pelos palestrantes convidados, os quais realizaram intervenções que nos marcaram”, relata

Além da docente Portuguesa, o Congresso contou com a presença de renomados profissionais brasileiros e do exterior, entre eles a docente Universitá degli Studi di Teramo da Itália, Anna Ciammariconi e da Universitat Rovira i Virgili, Victor Merino Sancho, que também ministrou uma aula aos acadêmicos do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Unimar.

Segundo Victor Merino Sancho, a aula foi uma oportunidade de trocar conhecimento com os acadêmicos da Unimar. “Estudo o direito social, direito de asilo e igualdade de gênero e hoje pude falar sobre estes temas relacionados a filosofia do direito, a justificação e a teoria do direito, podendo conhecer outra realidade social, diferente da qual estou habituado”, conta.

“A Universidade de Marília se sentiu honrada em receber o Congresso Internacional. Quero agradecer a comissão organizadora, à professora Bleine e ao Valter, que foram a alma do evento, aos palestrantes e participantes. Foi um evento muito importante”, finaliza Fernanda Mesquita Serva. 



Últimas Notícias