Um dos mais ousados projetos do Yara Clube começa a sair do papel após muitas tentativas e anos de atrasos: a implantação de um bosque com lago na zona leste de Marília, na área do Yara Park, a unidade campestre do clube.

O bosque, com projeção de 3.000 árvores em torno de uma represa, já foi iniciado outras vezes. A novidade é a qualidade técnica do projeto e os cuidados de manejo.

O engenheiro florestal Gefferson Marconato, que já foi gerente de projetos no SOS Mata Atlântica, tomou a frente do projeto e orienta desde a escola das mudas até as medidas de controle e desenvolvimento das árvores.

“Não tínhamos verbas, então iniciamos o plantio através de mutirão. Vieram associados, voluntários do Rotary e outros. Foram quatro ou cinco ondas de plantio inicial e em cima disso fazemos o manuseio”, conta o diretor Ricardo Modesto.

Modesto explica que o bosque é um projeto para dez anos, que já tem árvores com até quatro metros de altura e uma taxa de sobrevivência em torno de 80%. “O crucial são os quatro primeiros anos, estamos no segundo. Passados os quatro anos ele praticamente vai sozinho”, diz o diretor.

A fase exige muitos cuidados. O Yara pretende formar o bosque basicamente com árvores nativas, mas precisam ser mudas que se adaptem ao solo e área do clube. Além disso há uma situação especial: o bosque está o lado do aeroporto. Essa condição elimina algumas espécies, como árvores frutíferas que possam atrair pássaros e criar riscos aos voos.

“Uma vez por ano o engenheiro faz um laudo oficial do plantio e acompanhamento das árvores. É preciso faze4r a limpeza da coroa – círculo em torno da árvore no solo -, as podas, adubar com material adequado. A gente acompanha o crescimento de cada árvore.”

As podas específicas, com controle do mato e coras, especialmente de plantas oportunistas que concorrem com as árvores por umidade e nutrientes, leva até seis dias de trabalho, sempre aos finais de semana.

O resgate do Yara Park é mais uma etapa do trabalho de reestruturação do clube, atração dos sócios e interação com a cidade, que envolve ainda novas competições, eventos sociais e muitas parcerias. 



Últimas Notícias