O trabalho da fotógrafa mariliense Érica Montilha é um dos destaques do Projeto Europeu Transversalidade, exposto atualmente na Galeria de Artes do Teatro Municipal da Guarda, em Portugal, e que depois segue para exposições na Universidade de Coimbra, em Portugal, e na Universidade de Salamanca na Espanha.

A fotografia intitulada “Iluminai-vos” foi registrada durante a celebração da Benção do Fogo Novo, no Sábado de Aleluia de 2018 na Catedral Basílica São Bento.

A fotografia premiada retrata o momento em que os fiéis iluminam a Catedral São Bento com centenas de velas que foram acesas a partir da chama do Círio Pascal aceso pelo bispo diocesano Dom Luiz Antônio Cipolini na celebração de 2018.

O projeto fotográfico Transversalidade é mantido pelo do Centro de Estudos Ibéricos de Portugal e tem como objetivo aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições de matriz ibérica, e conta fotografias de 76 países.

A fotografia da mariliense se destaca na exposição e no catálogo retratando o tema “Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social”, e aparece ao lado de fotografias de grandes fotógrafos como Seyed Mohammad Javad Sadri e Javid Tafazoli, do Irã – Oriente Médio, e António Tedim, de Portugal.

Érica Montilha é fotografa da Diocese de Marília há cinco anos e é responsável por centenas de fotografias e um vasto arquivo visual de celebrações e comemorações da Igreja Católica de toda a região.

Já participou de centenas de exposições em várias cidades brasileiras e também em outros países, incluindo duas outras exposições em Portugal e Espanha e também países como Itália e Japão.

Fora de Marília, o trabalho da fotógrafa tem se destacado bastante na Capital Paulista, onde faz parte de um seleto grupo de fotógrafos de Fine Art da Galeria Urban Arts, e também no fotojornalismo onde integra o time de fotógrafos da Agência Futura Press e tem seu trabalho publicado em dezenas de publicações jornalísticas de todo o país.