A história que a história não conta, tema do desfile da Mangueira no Rio de Janeiro em 2019 causou impacto na avenida e refletiu nas notas. A escola foi a grande campeã do ano com enredo que foi radical nas críticas à história oficial brasileira,

Heróis ‘oficiais’ como D. Pedro I, Princesa Isabel e Pedro Álvares Cabral apareceram no desfile com pernas curtas. Negros e índios foram exaltados.

Mas o grande nome do enredo foi a vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em 2018, destaque no samba-enredo. E tudo revelado em carros impactantes, fantasias e adereços históricos e muita evolução.

O  desfile da escola, a sexta a entrar na avenida na segunda noite de desfiles, teve momento especial com correligionários, familiares e apoiadores da vereadora carregando andeiras com retratos de Marielle e outras lideranças populares.

Uma enorme bandeira do Brasil trocou o lema “ordem e progresso” por “índios, negros e pobres”. 

O resultado é que a escola logo abriu vantagem e foi campeã com 269,9 pontos, o 20º título da Mangueira.   A escola teve nota máxima em oito dos nove quesitos e levou um 9,9 em fantasias.

Viradouro, com 269,7, ficou em segundo lugar e Unidos de Vila Isabel, com 269,4, foi a terceira do carnaval carioca.


 



Últimas Notícias