source
IPVA 2022 está disponível para consulta e pagamento na rede bancária
Reprodução: ACidade ON
IPVA 2022 está disponível para consulta e pagamento na rede bancária

Segundo dados da Sefaz (Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo), o número de veículos com IPVA atrasado teve um salto de 426,6% em 2022. O número passou de 1,226 milhão para 6,456 milhões no estado. A mudança brusca tem relação com a mudança do valor venal dos veículos que sofreu uma alta de 22,5% neste ano.

Sendo um dos impostos mais caros a serem pagos anualmente, a prática do atraso é algo comum entre os brasileiro mesmo com a obrigatoriedade do pagamento. Porém, essa prática pode causar problemas ainda maiores para os proprietários . Matheus Packs, fundador do DOK Despachante, separou algumas dicas para que este problema seja resolvido.

No pagamento parcelado , a primeira consequência está relacionada à alta de juros imposto pelos dias e meses de atraso. No caso dos meses, o valor é contabilizado com a soma da taxa Selic. Os condutores podem acabar enfrentando dificulades. São elas: cadastro do nome do proprietário na Dívida Ativa, impedimento da realização do licenciamento e multa no valor total do imposto.

Se o veículo for pego com irregularidades, poderá render multa ao condutor
Divulgação
Se o veículo for pego com irregularidades, poderá render multa ao condutor

O atraso no IPVA não causa multas, porém trafegar com o documento em atraso é considerado infração de trânsito. Após o pagamento do IPVA , é preciso realizar o licenciaemento do veículo (sem o pagamento anterior não existirá a  possibilidade dessa quitação). Sendo assim, o motorista que não realizar a quitação corretamente, poderá ser multado pela falta de documentação obrigatória.

Na maioria dos casos, o veículo não pode ser apreendido apenas pelo atraso do IPVA . Porém, como comentado anteriormente, o proprietário é obrigado a estar com o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), conhecido como licenciamento, em dia.

Ou seja, se o atraso do IPVA persistir por muito tempo, o prazo para atualização do licenciamento será perdido ocasionando a apreensão do veículo e aplicação de multa gravíssima no valor de R$ 293,47, segundo o Art. 230.


No site em que é possível realizar a consulta do IPVA , é possível gerar uma guia de pagamento com todos os impostos atrasados . Diferente dos sistemas comuns, é possível realizar a quitação dos débitos com parcelamentos em até 12x para todos os serviços (licenciamento, IPVA, multas, transferência e emplacamento de veículos).

Fonte: IG CARROS

Últimas Notícias