
Marília - A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher ) de Marília deflagra nesta quarta-feira a Operação Virtude em ação estratégica para combate a crimes de violência contra idosos na cidade.
A operação é uma resposta a denúncias pelo Disque 100 e 180 e combina ações da Polícia Civil e Polícia Militar. A coordenação é da delegada Darlene Rocha Costa Tozin, titular da DDM, com atuação da Major Andrea pela PM.
A ação traz para Marília uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e acontece em todo o país.
O levantamento de denúncias revela casos de maus-tratos, negligência e outras formas de violência contra idosos. As duas linhas de atendimento oferecem suporte em Direitos Humanos (Disque 100) bem como de proteção a Mulheres (Disque 180).
Além disso, a operação tem como objetivo de intensificar o cumprimento de mandados de prisão contra acusados dos crimes.
A “Operação Virtude” conta, inclusive, com apoio de equipes da Assistência Social do município para amparo, acolhimento e os encaminhamentos.
A união já funcionou, por exemplo, no dia 14 uma ação de resgate a uma mulher vítima de maus-tratos na residência com familiares.
A Delegada Darlene Costa destacou que a operação vai além da apuração de denúncias e também reforça a rede de proteção ao idoso. Além disso, conscientiza a sociedade sobre a importância de denunciar esse tipo de crime, muitas vezes silencioso.