
Marília - Jonathas Feitosa, de 34 anos, que cumpria prisão no Centro de Detenção de Álvaro de Carvalho morreu neste domingo (19) pouco depois de dar entrada HC de Marília. Não há informações sobre a causa da morte>
Segundo relatos dos agentes penitenciários, Jonathas estava na cela 212 e apresentou queixa de dores abdominais. A enfermaria o atendeu, mas os sinais vitais estavam normais.
Contudo, um colega de cela revelou que o preso já passou por médico na sexta-feira. A equipe confirmou a informação ao verificar o prontuário.
A direção da unidade solicitou transferência para o Hospital das Clínicas de Marília, porém durante espera o quadro mudou.
Um servidor público presenciou, inclusive, o momento em que o detento caiu no chão, repentinamente.
A equipe iniciou os primeiros socorros, além disso mediu pressão e saturação de oxigênio. O detento foi para o hospital e o médico de plantão constatou óbito.
O atendimento a detentos em urgências de saúde é uma polêmica entre outras discussões sobre falta de agentes nas unidades. O Estado anunciou concurso para 1.100 vagas, que deve ter contratação apenas em 2026.
Até lá, além da defasagem atual, a situação pode ficar mais grave por aposentadorias, licenças ou demissões.