
A Polícia Civil de SP deflagrou, nesta terça-feira (14), a Operação Poison Source (Fonte do Veneno), para desmantelar uma rede de adulteração de bebidas com alvos em Presidente Prudente e Araraquara, entre outras cidades.
A ação integra os esforços da força-tarefa do Governo de SP para combater casos de intoxicação por metanol.
O Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) coordena a operação com foco em identificar envolvidos em fraudes.
Prevê, principalmente, localizar e apreender produtos, maquinários, insumos, bem como celulares e arquivos. Além disso, outros objetos que possam auxiliar na comprovação das atividades ilícitas.
Ao todo, a Justiça expediu 20 mandados de busca e apreensão. Serão sete na capital e o restante em Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos e Guarujá, além de Prudente e Araraquara.
Dessa forma, mobiliza pelo menos 150 policiais civis no cumprimento dos mandados.
Segundo a delegada que coordena a operação, Leslie Caran Petrus, as investigações se iniciaram a partir de um flagrante há cerca de dez dias. Na ocasião, a polícia prendeu um dos maiores fornecedores de bebidas falsificadas.
“Ele vendia garrafas com rótulos, tampinhas intactas e lacres, praticamente impossível de identificar a falsificação. Depois, descobrimos quem adquiriu esses produtos e estamos indo atrás deles hoje.”
As investigações correm sob segredo de justiça e a operação deve divulgar resultados gerais ao longo do dia.