Prisão da Red Flag em Vera Cruz investiga 'núcleo de corretagem' do tráfico
Viaturas da PF durante buscas em Vera Cruz - Foto: Giro Marília

A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta quinta-feira (23) a Operação Red Flag para investigar esquema milionário de tráfico de drogas transportadas por via aérea com prisão e apreensões em Vera Cruz e Garça, na região de Marília.

A operação cumpre 33 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária. Atinge quatro estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Além de Vera Cruz e Garça, tem buscas em Araçatuba, Birigui, Catanduva em São Paulo. As investigações começaram há um ano com ligação de um piloto de Araçatuba em vínculo com tráfico,

Segundo a PF< as aeronaves recebiam alterações em oficinas e hangares na cidade de Birigui de onde partiam com cocaína para diferentes estados do país.

O grupo atuava com estrutura complexa e hierarquizada, em núcleos de logística aérea e terrestre, gerenciamento financeiro e lavagem de dinheiro.

Operação da PF contra tráfico tem prisão e apreensões em Vera Cruz e Garça
Operação da PF contra tráfico tem prisão e apreensões em Vera Cruz e Garça – Foto: Giro Marília

Em apenas uma das ações criminosas, no final de 2024, os investigados transportaram quase uma tonelada de cocaína em aeronaves agrícolas no interior do Paraná.

As apurações também identificaram movimentações financeiras superiores a R$ 160 milhões em contas bancárias de pessoas físicas, bem como, empresas.

Os investigados ostentavam elevado padrão de vida, com aquisição de imóveis de luxo, propriedades rurais, veículos, embarcações e aeronaves.

A ação contou com Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Estado .