
Vera Cruz - A prisão do empresário Luiz Eduardo Ottoboni na última quinta-feira (23) em Vera Cruz provocou bloqueio de bens como fuselagens de aviões, carros, além da apreensão de dinheiro e até arma.
A prisão é parte da operação Red Flag, da PF (Polícia Federal de Araçatuba) que acusa organização de tráfico de drogas com aeronaves.
Envolveu medidas como arrombamento para acesso à residência e uso de algemas e mobilizou oito agentes do GPI (Grupo de Pronta Intervenção).
Assim, uma grande operação com nível nacional que a cidade não via há quase 40 anos, desde a apuração do sequestro do banqueiro Antonio Beltran Martinez, que apresentou Vera Cruz como centro do contrabando no pais,

Pedido de libertação
A defesa do empresário já apresentou um pedido de libertação com argumentos que vão do réu primário a relatório de cirurgia recente.
O pedido foi ao juiz das garantias, responsável pela análise de legalidade da prisão. Ele não libertou Ottoboni e o documento segue, assim, à Justiça de Birigui, que expediu mandado.

A Polícia justifica a ‘entrada tática’ pelas circunstâncias e aponta, inclusive, que o alvo é piloto de avião “envolvido com tráfico ilícito de entorpecentes”. Além disso, cita as suspeitas de possuir armas de fogo.
O relatório diz ainda que “ao se deparar com os policiais, deixou de atender comando de colocar
as mãos em local visível”. Ottoboni entrou novamente na casa, o que os policiais consideraram gestao de risco de fuga e algemaram o empresário.
A operação teve acompanhamento de três integrantes da Comissão de Prerrogativas da
OAB em Marília, já que Ottoboni é também advogado. Um defensor chegou pouco após o início da operação e acompanhou as buscas.

Apreensões
Os policiais apreenderam uma picape Amarok e uma Strada, além disso, bloquearam um Honda que ficou sob guarda da família. Recolheram três celulares.
Os policiais apreenderam três notebooks e DVR com imagens das ‘inúmeras câmeras de vigilância’ da propriedade.
Além disso, diversas peças de avião, uma lista que vai desde hélices até parte de asas – além de duas fuselagens -. Esse material fica em depósito com a família e a mãe do empresário como depositária.
Apreenderam dólares, uma espingarda CBC calibre 20, assim como 9 munições de calibre .380.