Com direção de Cida Falabella, o espetáculo “Rosa Choque” é a atração deste final de semana no Teatro do Sesi Marília. Com entrada franca, a produção tem sessões sexta e sábado (18 e 19 de maio), às 20h. Os convites serão distribuídos com uma hora de antecedência, na secretaria única do Sesi, av. João Ramalho, 1.306.

A peça aborda os vários tipos existentes de violência contra a mulher, como os assédios sexual, moral e social – em diversas partes do mundo, a partir de notícias divulgadas na imprensa e nas redes sociais.

Para além das diferenças físicas e biológicas, o que distingue homens e mulheres no imaginário da sociedade? Em um mundo no qual essa violência está naturalizada e baseada em padrões de comportamento enraizados, Rosa Choque propõe ao público o deslocamento do seu ponto de vista, para suscitar a discussão a partir de outros olhares. 

Colocar-se no lugar do outro. Misturar as cores, os tons. Confrontar-se. O choque não é de mulheres contra os homens. O choque é contra um pensamento que limita a liberdade humana, mas principalmente, de mulheres. 

O choque é para que haja encontro. 

Com concepção e atuação de Cris Moreira e Guilherme Théo, o espetáculo também faz homenagem a grandes mulheres como Frida Kahlo, Simone de Beauvoir e Malala Yousafzai. Os atores se colocam ainda como personagens e fazem depoimentos pessoais.

O grupo

O Coletivo os conectores, de Belo Horizonte, foi criado em fevereiro de 2009 por artistas que desenvolvem trabalhos em diversas áreas, como teatro, artes visuais, música e audiovisual. Desde sua criação esses artistas investigam a interface entre suas áreas artísticas, a relação entre arte e direitos humanos, e tem em sua trajetória experiência com ações artísticas de intervenção urbana, criações audiovisuais, performances, cenas curtas e espetáculos teatrais, um largo contato com o espaço urbano e a concretização de importantes intercâmbios e parcerias.