Reprodução Vanessa Lopes pode estar passando por um "Transtorno de Nomofobia"

Vanessa Lopes pode estar passando por um
Reprodução
Vanessa Lopes pode estar passando por um "Transtorno de Nomofobia"

Vanessa Lopes, do BBB 24, vem protagonizanso inúmeras situações estranhas nos últimos dias do reality show da Globo. Tendo delírios, falando com as paredes, vendo coisas, dizendo que os participantes são atores, não faltaram momentos em que o comportamento da jovem chamou a atenção. Nas redes sociais, os internautas levantaram a hipótese de que Vanessa poderia estar passando por um "Transtorno de Nomofobia", caracterizado como medo irracional de ficar sem o celular.

Dragão, olhos e delírios: Veja todos surtos de Vanessa Lopes no BBB 24

Segundo o psicólogo Alexander Bez, a abstinência de celular, conhecida como "Namofobia," é um transtorno psicológico caracterizado pelo medo irracional, gerando desconforto e ansiedade devido à impossibilidade de utilizar o dispositivo. Os sintomas incluem irritabilidade, inquietação, dificuldade de concentração e ansiedade, podendo também causar uma sensação de isolamento social.

BBB 24: Vanessa diz que Beatriz e Alane são atrizes e tem crise


"Em ambientes profissionais onde a conexão à internet é vital, a dependência do celular pode se desenvolver, levando à ansiedade decorrente da necessidade constante de aprovação online. Isso pode resultar em medo e angústia, tornando-se um obstáculo para tomar decisões independentes", explica Bez.

Para enfrentar esse desafio, é útil explorar atividades alternativas, como a leitura de livros, a prática de exercícios físicos e a socialização pessoal. Diversificar os interesses e buscar conversas sobre assuntos diversos contribui para reduzir a dependência do celular, promovendo um equilíbrio saudável no uso da tecnologia e fortalecendo a autonomia profissional e pessoal.

Bez também ressalta que o confinamento no BBB24 pode gerar estresse emocional, ansiedade e até mesmo manifestações psicológicas em participantes como Vanessa, especialmente se não houver suporte emocional adequado durante o programa.

"Avaliando a participante pelos vídeos postados nas redes sociais, podemos ver que ela pode estar tendo delírios persecutórios, que muitas vezes resultam em uma interpretação distorcida da realidade. A intervenção de profissionais de saúde mental pode ser crucial para fornecer suporte e tratamento, permitindo uma abordagem mais equilibrada diante das percepções distorcidas", sugere.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher