Giro Marília -Concurso dará prêmios por vídeos de alunos da rede estadual; inscrições até sexta

O concurso Ciência para Todos encerra na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, o prazo de inscrição para novos trabalhos que vão concorrer a prêmios.

Os alunos devem produzir vídeos de sete minutos com um problema vivido na comunidade dos estudantes. Os jovens devem não apenas apresentar o problema, mas também propor soluções usando de técnicas de inovação e, claro, ciência.

Serão escolhidos cinco grupos vencedores, que vão visitar um Centro de Pesquisa de sua escolha, dentre a lista de centros indicados pela FAPESP. Os trabalhos ganhadores serão exibidos no programa jornalístico Conexão, do Canal Futura e cada integrante do grupo que apresentar o melhor vídeo.

As inscrições devem ser feita pela internet no site oficial do concurso, que oferece ainda regulamento completo e detalhes sobre a produção e autorização de uso das imagens.

“Esse é um projeto no qual estamos nos dedicando há muito tempo e esse lançamento concretiza esse objetivo maior que é apresentar a ciência aos jovens”, explica João Alegria, gerente geral do Canal Futura.

O concurso é parte integrante de um projeto que tem até série na TV. Exibida todas as segundas no Canal Futura, a série irá falar sobre o papel da ciência na sociedade e como ela pode ser vista até nas pequenas coisas do cotidiano. 

“A série tem 52 episódios e mostra a importância da pesquisa científica e sua importância no cotidiano, como ótica, clima, materiais de construção e outros”, explica Nivaldo Vicente, dirigente regional da Campinas-Leste.


O projeto é resultado de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria da Educação de São Paulo.