Giro Marília -Marília sobe no ranking e fica entre 50 cidades mais inteligentes


Marília é a 50ª cidade em uma ranking dos cem municípios mais conectados e inteligentes do país, produzido pela consultoria Urban Systems e publicado com exclusividade pela revista Exame. A cidade ganhou sete  posições desde a divulgação do último ranking, em 2016, quando ficou com a 57ª colocação.

O estudo relaciona cidades cidades que conseguem aliar inteligência e tecnologia em diversos aspectos, como urbanização e meio ambiente.  São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) foram eleitas as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

O ranking avalia a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Foram analisadas pelo menos 500 cidades brasileiras, usando 70 indicadores. 

São Paulo foi escolhida como o sistema de transporte mais integrado do país, liderando o ranking de mobilidade. O Plano Diretor, premiado pela ONU, fez com que a cidade se destacasse ainda no quesito urbanismo. Também está à frente de outras em empreendedorismo e tecnologia, diz o texto da revita Exame.

"As cidades que são destaque nesse estudo têm ao menos uma característica em comum. Nelas, o desenvolvimento econômico vai além da estatística e é pensado de uma maneira mais global."

O resultado mostra uma forte oscilação do município nos últimos anos. A cidade foi a 46ª mais inteligente de 2015, perdeu 11 posições no ano seguinte e recuperou bons resultados.

Além de balançar no rankinh a cidade passou a sofrer maior concorrência de municípios próximos. Foi ultrapassada por Botucatu (48º) e Presidente Prudente (49º), que em 2016 ocuparam a 83ª e a 63ª posições. 

A queda foi registrada em grandes cidades também - Rio de Janeiro, que era líder do primeiro estudo, caiu para a quartaposição. Brasília foi da terceira para a sétima colocação - e até na região. Araraquara foi de 44ª em 2016 para 52ª neste ano.

Bauru despencou da 58ª posição para 78ª. São Carlos, um centro de tecnologia, foi de 46º para 82º neste ano

Confira o ranking completo abaixo


Últimas Notícias